MANACAPURU E IRANDUBA JÁ ESTÃO HÁ MAIS DE UM DIA SEM ENERGIA ELÉTRICA

Foto: Reprodução/Internet

Os municípios de Manacapuru e Iranduba, distantes 99 e 29 quilômetros de Manaus, respectivamente, já estão há mais de um dia e meio sem o fornecimento de energia elétrica. O desligamento na rede que abastece a região teve início na tarde de sexta-feira (19), por volta das 13h50, e não voltou até o início da noite deste sábado (20).

Segundo o aposentado Aurino Ferreira, de 90 anos de idade, morador de Iranduba, a energia elétrica foi interrompida de forma repentina, causando outros problemas, como o abastecimento de água do local.

“Além do problema de ter que dormir no calor, com mosquitos, o que torna o sono quase impossível, ficamos sem o abastecimento de água, já que como não possuímos água encanada na rua, temos que utilizar o poço artesiano, que só funciona se tiver energia elétrica disponível”, comentou.

Segundo a Amazonas Energia, as cidades de Iranduba e Manacapuru são alimentadas pela linha de 69.000 Volts, por meio de cabos subaquáticos isolados instalados no leito do Rio Negro e linha de distribuição aérea também de 69.000 Volts.

Em nota divulgada no seu perfil oficial do Facebook, a concessionária de energia elétrica informou que após o problema ter acontecido nesse sistema, profissionais da empresa foram imediatamente deslocados para identificar o problema.

“Profissionais especialistas identificaram que um dos cabos isolados está em curto-circuito, entretanto, até o presente momento, ainda não foi identificado o ponto exato do dano, que pode ter sido causado por desgaste natural ou ação de terceiros, conforme já ocorrido em três situações anteriores”, disse a nota.

Segundo a empresa, para amenizar o problema, unidades de geração de energia a diesel estão sendo utilizadas.

“Ressaltamos que, nossas equipes técnicas continuarão trabalhando até normalizar o fornecimento e evitar maiores transtornos à população, com o objetivo de reforçar a segurança, confiabilidade e a qualidade do serviço de fornecimento de energia elétrica para todo o Estado do Amazonas”, concluiu a nota.



*Acrítica

Nenhum comentário