'ALEXA, MEU TIO MORREU': A VERDADE POR TRÁS DO MEME VIRAL


Um viral envolvendo a assistente virtual dos produtos Amazon, Alexa, agitou as redes sociais na última semana. Após um usuário do TikTok compartilhar vídeo onde a amiga eletrônica faz uma piada pesada envolvendo a morte do tio do rapaz, as imagens se tornaram um meme na web e fizeram fama de “grossa” e “insensível” entre os internautas. No vídeo, o dono do produto diz à caixa de som, sua Echo Dot, que o seu tio morreu e então, a assistente pergunta se uma piada ajudaria. Ao responder que sim, Alexa faz uma piada clássica de toc-toc: “Quem é?”, “Não é o seu tio”. No entanto, apesar de engraçado, a mensagem não passa de um truque.

Por trás do viral:

A piada não é uma resposta padrão da Alexa, ela foi ensinada a responder daquela forma. É possível personalizar respostas quando se trata da assistente virtual. A resposta padrão seria “sinto muito pela sua perda”.

"Esse vídeo não representa uma resposta padrão da Alexa. Clientes podem personalizar reações, criando rotinas pelo app de Alexa, ou desenvolvendo Skills, de forma que definem respostas ou ações personalizadas a partir de comandos que funcionam somente em seus próprios dispositivos e contas", declarou a Amazon em nota ao blog Tilt.

É possível criar diversas ações para a assistente virtual. Por exemplo, quando o usuário quiser se concentrar, ele pode programá-la para acionar uma playlist de ritmo lo-fi. Ao dizer “boa noite”, o usuário pode programar a assistente para apagar as luzes, através dos dispositivos inteligentes, pois a Alexa entenderá que é hora de dormir.

No caso do vídeo que viralizou, o rapaz criou uma rotina bem específica, em que a frase "Alexa, meu tio morreu hoje" disparava três falas em sequência. Ou seja, foi apenas uma simulação de conversa — não importa o que fosse respondido sobre ouvir uma piada, a assistente iria contá-la de qualquer forma.

Confira o vídeo que deu origem ao meme:

Nenhum comentário