EM MANAUS, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE, GRÁVIDAS E PUÉRPERAS SÃO VACINADAS


Pessoas com deficiência, gestantes e puérperas são vacinadas contra a Covid-19 em Manaus — Foto: Divulgação

Para receber o imunizante, a pessoa deve apresentar laudo médico que ateste sua condição nos postos da prefeitura.

Manaus vacina, nesta segunda-feira (17), dois grupos prioritários contra a Covid-19. São eles: pessoas com deficiência permanente, gestantes e mães com até 45 dias após o parto.

Além disso, a Prefeitura está realizando a aplicação de segunda dose para os grupos anteriores: trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidades.

Pessoas com deficiência

Pessoas com Deficiência Permanente incluem as deficiências física, auditiva, visual, intelectual (inclusive autismo), mental, além de ostomia e nanismo. A vacinação será dividida conforme alguns critérios.

Pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC):

  • entre 40 e 59 anos foram vacinadas no sábado (15)

  • entre 18 e 39 anos devem procurar os postos na segunda (17)


Pessoas com deficiência que não recebem o benefício serão vacinados nos dias seguintes, obedecendo o mesmo escalonamento de faixa etária.

  • Na terça-feira, 18/5 - pessoas de 40 a 59 anos

  • Na quarta-feira, 19/5 – pessoas de 18 a 39 anos.
O atendimento deste grupo será feito nos pontos de vacinação, distribuídos em todas as regiões geográficas da cidade (veja os endereços abaixo). Os locais funcionam das 9h às 16h, em sistema de ponto fixo (para os que chegam a pé) e drive-thru, para os que serão vacinados sem sair do carro.

Para receber a vacina, será necessário apresentar documento de identificação original com foto, CPF e algum documento oficial de comprovação da deficiência permanente.

Para os beneficiários do BPC será obrigatória a apresentação de comprovante de recebimento do benefício. Os demais devem levar laudo médico ou um dos seguintes comprovantes: Passe Livre (municipal, interestadual, intermunicipal), Cartão de Estacionamento ou Carteira da Pessoa com Deficiência emitida pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), pela Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa) ou por outros órgãos públicos ou privados.

Gestantes e puérperas

A vacinação de primeira dose de gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto) com comorbidades, que está sendo feita exclusivamente no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, também ocorre nesta segunda-feira.

Para ser vacinada, a mulher que se enquadra nas condições exigidas, deve apresentar no posto de vacinação os seguintes documentos:

  • documento de identificação com foto (original) e CPF

  • a caderneta de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico que ateste a gravidez

  • No caso das puérperas é preciso levar a declaração de nascimento ou certidão de nascimento da criança.

Cadastramento

Para receber a vacina, a pessoa deve fazer o cadastro no Imuniza Manaus. No site, basta escolher a opção “Cadastro de Cidadão”, inserir os dados, informar no item “Categoria” se é gestante ou puérpera e, na opção “Grupo”, se tem ou não comorbidade. O agendamento será feito eletronicamente e para saber quando se vacinar, basta acessar no sistema, no dia seguinte, a opção “Consultar 1ª dose.

Veja endereços dos postos de vacinação

  • Estacionamento do supermercado Coema (Avenida Torquato Tapajós, nº 5.890, no Novo Israel)

  • Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Gandú, 119 - Cidade Nova)- Posto para gestantes e puérperas

  • Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222- Crespo)

  • Estacionamento da Universidade Paulista (Unip) (Avenida Mário Ypiranga, 3.490 - Parque Dez de Novembro)

  • Balneário do Sesc/AM - Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto

  • SESI – Clube do Trabalhador (Avenida Cosme Ferreira, 7.399 - São José I)

  • Centro de Convenções de Manaus (sambódromo) (Rua Ipanema, 550, Alvorada);

G1 Amazonas*

Nenhum comentário