HOMEM COM PARALISIA ESCREVE COM A MENTE APÓS PESQUISADORES IMPLANTAREM MICROCHIP EM SEU CÉREBRO
Foto: Reprodução |
Um homem com paralisia que, após uma lesão na medula espinhal em 2007, acabou perdendo todos os movimentos abaixo do pescoço, foi finalmente capaz de escrever novamente, só que dessa vez com sua mente.
Pesquisadores da Universidade de Stanford usaram um software de inteligência artificial e uma interface ‘cérebro-computador’ para fazer com que o homem conseguisse se comunicar por texto.
Em 2017, a Dra. Jaimie Henderson, professora de neurocirurgia em Stanford, implantou 2 microchips de 1 milímetro em seu cérebro. Os chips tem eletrodos que registram neurônios no córtex motor, parte do cérebro que controla o movimento das mãos.
Então, quando o homem imaginou que estava usando a mão para escrever em um bloco de notas, o computador converteu seus pensamentos em texto na tela de um computador.
“Esse modelo permitiu que uma pessoa com paralisia escrevesse frases em velocidades quase comparáveis às de adultos sem deficiência da mesma idade digitando em um celular”
Sua taxa de erro foi de 1 a cada 18 ou 19 caracteres escritos. Usando a função de autocorreção, as taxas de erro do homem caíram abaixo de 1% quando solicitado a copiar um texto, e pouco mais de 2% quando solicitado a escrever algo original.
“É empolgante melhorar a velocidade desses tipos de dispositivos para chegar a um nível em que pode ser muito útil para alguém com paralisia severa”, disse o Dr. Frank Willett, autor do estudo e neurocientista em Stanford.
Os pesquisadores estão animados não apenas com a tecnologia inovadora, mas também com o que sua descoberta significa para pesquisas futuras.
Retirado do site: Razões para acreditar
Nenhum comentário