TESTE DE COVID QUADRUPLICOU EM UMA SEMANA EM MEIO A CASOS DE GRIPES NO AMAZONAS


O inverno amazônico fez a oferta do teste rápido para a covid-19 aumentar no Amazonas. O antígeno (o teste rápido) e o RT-PCR (o referência) quadruplicaram em apenas uma semana de dezembro, comparado ao mês passado.

O período sazonal do inverno amazônico aumentou os casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG).

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) quadruplicou os exames nos Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs) na primeira semana de dezembro, se comparada com a última semana de novembro.

Em novembro foram realizados 5.354 testes de RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 em SPAs e UPAs, com 241 pacientes testando positivo para a Covid-19. A taxa de positividade no mês é considerada baixa, sendo de 4,6%.

Já em dezembro, no período dos dias 1º a 7, foram realizados 5.256 testes de RT-PCR em 11 SPAs e 2 UPAs, com uma média de 750 testes por dia, com 51 pacientes testando positivo para o novo coronavírus. A taxa de positividade neste período foi de 1,7%.

O perfil dos pacientes que procuram atendimentos nas unidades têm classificação de risco baixo, não evoluindo com gravidade e internações.

Por isso, o teste de antígeno teve um aumento, pois libera o resultado de forma mais rápida, para agilizar o atendimento e o diagnóstico da doença.



*PORTAL DO HOLANDA

Nenhum comentário