COM A PALAVRA, O PROFESSOR!

 


A UEA também mudou o perfil da Educação no Interior do Amazonas.

Criada em 2001 pelo então Governador Amazonino Mendes, onde estavam presentes nesse momento histórico para a Educação no nosso Estado, além de mim, o Dr. Lourenço Braga, Dr. Robério Braga e o Dr. José Alves Pacífico. Assim nascia a nossa Universidade do Estado do Amazonas, nossa querida UEA, que enfrentou no seu primeiro ano de funcionamento, o desafio de ofertar aos professores das redes estadual e municipal, a sonhada oportunidade de ter a sua formação específica, a de ser professor, de fato e de direito com nível superior.

O desafio era enorme e o tempo era curto; a melhoria da qualidade da Educação tinha pressa, pois grande parte dos professores que lecionam nas redes municipais no interior do Estado não tinham a formação específica para lecionar, ou, eram leigos. Do lado da rede estadual, ainda existiam professores lecionando o segundo grau, tendo somente a formação de segundo grau, com o agravante de nunca terem cursado disciplinas pedagógicas em seu currículo. O Poder Público nunca deu a esses professores essa oportunidade de realizar essa formação.

Como realizar esse desafio num universo de mais de hum milhão e meio de quilômetros quadrados? Aliando a moderna tecnologia com a vocação amazônica de uma jovem instituição de ensino superior que veio para ser verdadeiramente amazônica, a UEA.

O Ensino Presencial Mediado por Tecnologia foi a plataforma inovadora que possibilitou a operacionalização do Programa.

“O Ensino Presencial Mediado por Tecnologia integrou dois eixos estruturantes notáveis: o Projeto Pedagógico do PROFORMAR, privilegiando, em nível de excelência, a densidade dos conteúdos, a consciência do valor do conhecimento, os critérios de avaliação da aprendizagem e a Plataforma Tecnológica, moderna e de grande capilaridade que possibilitou a transmissão simultânea das aulas a todos os municípios amazonenses, com a presença de professores e alunos em todas as salas de aula”. Somente com essa ferramenta, num Estado continental, conseguimos atingir os 62 municípios amazonenses. O resultado dessa engenharia pedagógica? Cerca de 15mil alunos tiveram a oportunidade de mudar a sua trajetória de formação, agora, sendo portadores do diploma de Ensino Superior. Foi um salto gigantesco!

A partir de 2002 até a presente data, utilizando a Plataforma, a UEA já levou inúmeros cursos para o interior, onde se destacam as Licenciaturas e cursos de Bacharelados em Ciências Políticas, de Segurança Pública e do Cidadão, Ciências Econômicas e Direito.

O PROFORMAR foi considerado um exemplo de solução para regiões extensas e de difícil acesso como a nossa, recebendo o Prêmio OMD Brasil 2007, promovido pela Presidência da República, com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) , sob a coordenação do IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas).

Parabéns a todos que participaram desse salto de qualidade na nossa Educação.

Prof. José Melo de Oliveira, Ex Governador do Amazonas.

Nenhum comentário