ESTUDANTES DESENVOLVEM JOGO DE CARTAS INSPIRADOS EM AVES DA AMAZÔNIA

 


Um jogo de cartas inspirado em espécies de aves típicas da região Amazônica foi produzido por estudantes da rede estadual de ensino, no município de Tefé. O projeto “Psitacídeos no Estado do Amazonas: Conhecer Para Conservar”, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), reúne mais de 40 espécies de animais e segue as regras de um baralho tradicional.


Desenvolvido com apoio do Programa Ciência na Escola, o trabalho foi coordenado pela professora de Ciências, Ana Lima, na Escola Estadual Getúlio Vargas. Vinte e cinco alunos do 7º ano do Ensino Fundamental participaram do projeto que identificou aves como Periquitos, Curicas e Marianinhas, com base na plataforma online Wikiave, conhecida por reunir biólogos e observadores de aves do Brasil.


“Nós dividimos toda a pesquisa em três fases, compostas pelos seguintes itens: levantamento das espécies de psitacídeos registradas na plataforma online Wikiaves, elaboração do jogo lúdico e, por fim, aplicação do jogo com os alunos”, explica a professora.


De acordo com Ana, o projeto foi desenvolvido no período de julho a novembro de 2021. No jogo, as aves com mais registros de incidência no Amazonas são consideradas cartas coringas e garantem bônus aos jogadores que as possuem.  


Para a confecção do baralho foram utilizados papéis dos tipos A4 e Cartão. Já as fotografias dos animais foram impressas nas cartas do jogo, com os seus respectivos nomes, seguindo o padrão do Comitê Brasileiro de Ornitologia (CBO), fórum nacional encarregado de debater e divulgar informações relacionadas às aves nativas ou visitantes. 


Confirma o edital do PCE: http://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0042022-programa-ciencia-na-escola-pce/




*PORTAL DO HOLANDA

Nenhum comentário