SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA SOBRE CUIDADOS CONTRA A COVID DURANTE O CARNAVAL NO AMAZONAS
Com a chegada do feriado prolongado de Carnaval, é necessário tomar cuidados para evitar a disseminação da Covid-19. Embora os blocos de rua e os desfiles das escolas de samba estejam cancelados, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) orienta que a população evite aglomerações.
Estabelecimentos que abrirem durante os dias, é importante o cumprimento do decreto que estabelece a exigência na entrada que os frequentadores possuam o esquema vacinal completo e atualizado, além do uso de máscara e distanciamento social. Vale ressaltar que os eventos sociais podem ter capacidade de até mil pessoas.
A população também deve escolher lugares que cumpram essas exigências, como a lotação de até 50% da capacidade total do local e tenham licença sanitária.
Além disso, é fundamental manter o uso de máscara, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, e estar com o esquema vacinal em dia, a fim de minimizar os riscos de agravamento do quadro de saúde em caso de contaminação.
Pessoas com sinais de gripes devem manter o isolamento domiciliar e evitar frequentar lugares movimentados.
O monitoramento dos casos de Covid-19 é diário, a partir de informações das secretarias municipais de Saúde, e será mantido em regime de plantão no feriado.
Outra sugestão importante para um Carnaval responsável é evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e, se beber, não dirigir.
Desfiles
As apresentações das escolas de samba no Carnaval 2022 serão em formato de live, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus. Devido à pandemia da Covid-19, as agremiações irão desfilar nos dias 17, 18 e 19 de março, sem a presença do público.
As três noites de folia começam na quinta-feira (17/03), com a apresentação das nove escolas do Grupo de Acesso B. As nove agremiações do Grupo de Acesso A realizam a live show na sexta-feira (18/03). Já o Grupo Especial, com oito escolas, encerra as transmissões ao vivo no sábado (19/03).
A FVS-RCP vai realizar testes em todos os integrantes da ação, por meio de um cronograma de testagem, 48 horas antes das apresentações. O acesso ao Sambódromo só será permitido com o resultado do teste negativo.
Além disso, os foliões das escolas devem apresentar a carteira de vacinação com o ciclo completo de imunização contra a Covid-19.
*PORTAL DO HOLANDA
Nenhum comentário