PRIMEIRO CASO SUSPEITO DE VARÍOLA DOS MACACOS É REGISTRADO NO AMAZONAS
Foto: Liminha Jr. |
Manaus/AM - A Fundação de Medicina Tropical de Manaus informou nesta sexta-feira (1), que atendeu um paciente com diagnóstico clínico compatível com a doença Monkeypox, a Varíola dos Macacos, e o caso está em investigação aguardando o resultado dos exames.
O paciente é jovem, sem comorbidades, e foi atendido e notificado junto ao sistema de vigilância epidemiológico e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e segue em acompanhamento clínico e de vigilância epidemiológica, em isolamento domiciliar, já com retorno programado para atendimento e novos exames. Pessoas que tiveram contatos com o paciente também estão sendo investigadas.
Sintomas
Os principais sintomas incluem: dor de cabeça, dor nas costas, dores musculares, febre, exaustão, calafrios e gânglios inchados. No período de 1 a 3 dias após o surgimento da febre, o paciente desenvolve lesões, as erupções cutâneas começam a aparecer no rosto e se espalham para outras partes do corpo.
Proteja-se
A higienização das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social são as orientações reforçadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para evitar o contágio da doença, que também ajudam na proteção contra Covid-19.
Fonte: Portal do Holanda
Nenhum comentário