99 FOOD ENCERRARÁ SUAS OPERAÇÕES NO BRASIL EM ABRIL

 

Imagem: Divulgação

A empresa de tecnologia 99 decidiu encerrar as operações do seu aplicativo de delivery de comida, o 99 Food, a partir do dia 17 de abril. A decisão foi anunciada após a empresa ter reduzido a oferta do serviço com entregadores parceiros no mês anterior. No entanto, a empresa continuou funcionando por meio da entrega sob responsabilidade dos próprios restaurantes.

"Como companhia, decidimos concentrar muitos dos nossos recursos no desenvolvimento de serviços de duas rodas, na expansão de 99Moto e 99Entrega Moto em delivery. Por esse motivo, decidimos descontinuar o aplicativo 99Food a partir do dia 17 de abril de 2023", disse a empresa em comunicado.

O 99 Food contava com 135 mil estabelecimentos cadastrados em fevereiro deste ano e atendia em 59 cidades de 22 estados brasileiros. A empresa afirma que os entregadores parceiros poderão continuar trabalhando por meio de outras plataformas, como a 99Moto e o 99Entrega, desde que esses serviços estejam disponíveis em suas localidades.

"Nossos parceiros já foram informados sobre esta decisão. Nós esperamos que, em um futuro próximo, os restaurantes aproveitem as nossas soluções logísticas para continuarem distribuindo suas refeições", afirmou a 99.

Em nota, a empresa afirmou que seus parceiros já foram informados sobre a decisão e que espera que os restaurantes utilizem suas soluções logísticas para continuar distribuindo refeições. A 99 garantiu que não haverá demissões decorrentes dessa medida.

Domínio do iFood

O mercado de delivery de refeições por aplicativo no Brasil perde mais um concorrente com o encerramento das operações do 99 Food, que deixará de funcionar a partir do dia 17 de abril. Desde janeiro de 2022, outros serviços como o Uber Eats, James Delivery e Alfred Delivery também saíram do mercado, deixando o setor ainda mais concentrado nas mãos do iFood.

O Uber Eats, que detinha a segunda maior participação de mercado no país, deixou de operar no Brasil em março de 2022. O mercado de delivery de comida por aplicativo tem sido alvo de intensa concorrência nos últimos anos, com empresas disputando espaço e buscando se diferenciar por meio de parcerias exclusivas com restaurantes, promoções e qualidade de serviço.

No entanto, o setor tem passado por um momento de transformação, com a entrada de novos players e a regulamentação de práticas que prejudicam a competição. Em fevereiro deste ano, o iFood fechou um acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no qual se comprometeu a eliminar acordos exclusivos com grandes redes de restaurantes e limitar a geração de receita com exclusividades em cidades com mais de 500 mil habitantes.

O Termo de Cessação de Conduta (TCC) entre iFood e Cade, com duração de quatro anos, foi firmado após mais de dois anos de investigações da autarquia a pedido dos concorrentes Rappi, 99 Food, Uber Eats e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), desde setembro de 2020.

Por outro lado, a empresa americana Doordash, líder no mercado de delivery de comida nos Estados Unidos, está recrutando profissionais brasileiros das áreas de dados e desenvolvimento, segundo reportagem do jornal Valor Econômico desta semana. O interesse da Doordash pelo mercado brasileiro pode sinalizar uma nova onda de concorrência no setor.


Fonte: Folha de S.Pauolo

Nenhum comentário