EM BRASÍLIA, GOVERNO DO ESTADO REALIZA AGENDA BUSCANDO MELHORIAS NA VIDA DO CIDADÃO AMAZONENSE



Durante agenda em Brasília, o vice-governador do Estado do Amazonas, Tadeu de Souza, se reuniu com os ministros da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, visando o fortalecimento e a parceria para a assistência técnica e extensão rural no Estado do Amazonas, além de melhorar a vida da população, pleiteando mudanças no sistema e na legislação.

“As reuniões nos ministérios foram muito produtivas. Colocamos o Governo do Estado do Amazonas à disposição do Governo Federal para que parcerias sejam firmadas e assim a população seja beneficiada. A modernização de sistemas se faz necessária, principalmente visando os pescadores, agricultores, e demais públicos de interesse das agendas que viemos tratar. A união entre os poderes é de extrema importância para que possamos avançar e possibilitar melhorias na qualidade de vida da população”, destacou o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza.

As agendas em Brasília foram acompanhadas pelos titulares da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), Inês Carolina Simonetti, da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães, e da Secretaria de Estado Do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, e o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), Daniel Borges.


"Acompanhei a agenda do vice-governador, Tadeu de Souza, com o ministro da Pesca e Aquicultura; e do Desenvolvimento Agrário, onde tratamos de Acordos de Cooperação Técnica (ACT), e parcerias para potencializar novos vetores econômicos de desenvolvimento sustentável para o interior do Amazonas", ressaltou o secretário Petrucio Magalhães.

O secretário da Sema destacou as cadeias produtivas, como o manejo do pirarucu e a criação de peixes, que permitem a redução do desmatamento na Amazônia, além de gerar emprego e renda. “A reunião para a área ambiental foi de extrema importância, até porque esses avanços têm um impacto muito positivo, por exemplo, na redução de desmatamento. Considerando o Estado do Amazonas e as vocações que temos, também avançamos bastante no manejo do pirarucu dentro das unidades de conservação, e em conversa com o ministro buscamos formas de avançar em metodologias que validem sanitariamente o pirarucu, para alcançar novos mercados, empregar mais, dando mais renda para o manejador em unidades de conservação”, explicou Eduardo Taveira.

No Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) uma das pautas foi a importância da modernização no sistema de emissão do Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF), facilitando a emissão e mostrando a importância da assistência técnica e extensão rural com estrutura, para atender de uma melhor forma os produtores, por meio de parcerias entre os governos do Estado e Federal.

O diretor-presidente do Idam colocou o governo do Estado à disposição dos 20 mil pescadores que hoje necessitam realizar o recadastramento junto ao Governo Federal.

“Colocamos o Governo do Estado à disposição do ministério da pesca para pensar, principalmente, no recadastramento dos pescadores. Também foi trabalhado o fortalecimento da assistência técnica e extensão rural, na pesca artesanal, ornamental, manejada e agricultura. Hoje o Governo Federal possui um ministério justamente para essa atividade, e por ser uma atividade do Governo do Amazonas nós buscamos essa parceria para fortalecer ainda mais a assistência técnica e extensão rural”, explicou o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges.

Nenhum comentário