FUNCIONÁRIO DO MEC FOI IDENTIFICADO EM ESQUEMA DE KIT DE ROBÓTICA, DIZ JORNAL

Foto: Reprodução/Polícia Federal / Reprodução/Polícia Federal
Um funcionário do Ministério da Educação (MEC) foi identificado como suspeito de participar do esquema de compras de kit robótica. A informação é do jornal Folha de S. Paulo. Segundo a publicação, a Polícia Federal identificou movimentações financeiras suspeitas nas contas de Alexsander Moreira. O servidor comissionado do MEC recebeu R$ 737 mil, entre outubro de 2021 e novembro de 2022. A maior parte da quantia foi depositada em espécie. 

Na manhã de quinta-feira, 1º, PF deflagrou a Operação Hefesto para aprofundar a investigação sobre um esquema de fraudes em licitações de 43 municípios de Alagoas. O prejuízo estimado até o momento é de R$ 8,1 milhões, mas os investigadores que o rombo nos cofres públicos pode ser maior.

"As citadas contratações teriam sido ilicitamente direcionadas a uma única empresa fornecedora dos equipamentos de robótica, através da inserção de especificações técnicas restritivas nos editais dos certames e de cerceamento à participação plena de outros licitantes", informou a Polícia Federal. A investigação é tocada em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU).

A Justiça Federal também determinou o sequestro de bens dos investigados e a suspensão de processos licitatórios e contratos administrativos celebrados entre a empresa fornecedora investigada e os municípios alagoanos que receberam recursos do FNDE para aquisições de equipamentos de robótica.

*Terra

Nenhum comentário