ABRABP REÚNE DONOS DE PORTAIS PARA DEFINIR ESTRATÉGIAS PARA DEFENDER A IMPRENSA DIGITAL

Na noite de quinta-feira (27), a Associação Brasileira de Blogs e Portais (ABRABP) realizou uma importante reunião no bairro Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus, com o objetivo de estabelecer diretrizes e ações para fortalecer o jornalismo independente e enfrentar os desafios que a imprensa digital brasileira vem enfrentando. 

Com a união de 87 portais de notícias associados, a associação visa garantir o acesso à informação relevante à sociedade e enfrentar perseguições políticas e tentativas de difamação. A principal meta da ABRABP é assegurar que a sociedade tenha acesso a informações fundamentais para o exercício pleno da cidadania, reafirmando o compromisso com a verdade, a ética e a democracia. 

Para alcançar esse objetivo, a articulação conjunta dos associados permitirá estabelecer medidas efetivas contra ameaças que rondam a imprensa brasileira. Na presidência da Associação, está Cileide Moussallem, acompanhada pelo vice-presidente Elcimar Freitas, pelo Diretor Executivo Francisco Junior, pelo Secretário Executivo Thiago Botelho, pelo Diretor Administrativo Marcio Lopes, pelo Diretor Financeiro Adiel Cardoso e pelo Diretor Institucional Hugo Guimarães.

Definição de novas diretrizes 

Uma das decisões tomadas durante o encontro foi a entrada com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o polêmico Projeto de Lei nº 630/2023, de autoria do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania). 

O projeto foi aprovado por deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e prejudica os donos de portais e blogs do estado, tentando impedir que essas empresas recebam recursos de publicidade de órgãos públicos. 

Segundo a ABRABP, o PL é inconstitucional e a Aleam ultrapassou sua competência ao legislar sobre essa matéria. 

Outro ponto importante estabelecido na reunião foi a definição de critérios que os associados da ABRABP deverão seguir, incluindo a legalização de todos os veículos de comunicação da imprensa digital, com regularização do CNPJ e domínio. 

Durante as discussões, foi destacada a importância de seguir os princípios fundamentais e preceitos legais que norteiam o jornalismo. 

A ABRABP repudia veementemente qualquer prática antiprofissional que viole esses princípios e comprometa a integridade do trabalho dos jornalistas.

Portais associados  

Portais como Manaus Alerta; AM post; Laranjeira News; Capital Am; CM7 Brasil; Chumbo grosso; Fato Amazônico, Correio Amazonense; Portal Sargento Adiel; Portal Gazeta News; Chefão da Notícia; Portal JJ; Portal do J; Bora Manaus; Portal interligado; Portal Atualizado; Portal 4º Poder AM; Portal Amazonas News; Portal Foco no Fato; Portal Zero Hora AM; Portal AM24 e mais outros 65 juntos, entregam mais notícias que qualquer emissora de TV e Rádio do Amazonas.

Além disso, são os responsáveis pela notícia chegar nos ribeirinhos, nas favelas e nas maiores camadas sociais. Lembrando que todos os portais associados possuem CNPJ e são devidamente legalizados. 

Geradores de emprego e renda, são os portais de notícias que mais empregam jornalistas e cinegrafistas no Estado.

O CM7 Brasil atualmente emprega uma equipe formada por 24 pessoas, entre elas, nove jornalistas

Com a união dos veículos de comunicação, a ABRABP demonstra o compromisso de proteger a liberdade de imprensa e garantir que informações relevantes cheguem à população, independentemente das adversidades enfrentadas pela imprensa digital no Brasil. 

A expectativa é que essas ações fortaleçam o jornalismo independente e contribuam para o fortalecimento da democracia no país. 

Leia mais em: https://cm7brasil.com/amazonas/manaus/abrabp-reune-donos-de-portais-para-definir-estrategias-para-defender-a-imprensa-digital/ 

Nenhum comentário