INTERIOR DO AMAZONAS TEM UMA ANTENA DE TELEFONE PARA CADA CINCO MIL PESSOAS, APONTA ANATEL

 

amazonas, torres, telefonia, antenas, vivo, claro, tim, anatel
Divulgação

Essa estrutura precária disponibilizada pelas operadoras faz com que o Estado seja o terceiro pior do País no ranking de adensamento de estações do relatório ‘Panorama de Radiofrequência da Telefonia Móvel no Brasil – 2021’.

O Amazonas fica à frente apenas de Roraima e Maranhão, com uma média de 3,18 antenas para cada 10 mil habitantes dos Estado. Contudo, sem considerar a capital Manaus, essa média cai para 2 torres de telefonia para cada 10 mil pessoas, ou uma antena para cada cinco mil indivíduos.

Como o relatório mais recente é de 2021, a Rádio Rio Mar consultou a Anatel para apresentar esses números, que são os mais atualizados.

Conforme a Agência, Manaus tem 846 torres de telecomunicações. Segundo o IBGE a população totaliza 2.063.547 habitantes. Isso quer dizer que cada antena é dividida por 2.439 pessoas na capital, em média.

amazonas, torres, telefonia, antenas, vivo, claro, tim, anatel

A título de comparação, Brasília, que é a primeira colocada no ranking de adensamento de estações da Anatel, tem 2.817.068 habitantes e mais de 2 mil antenas. Ou seja, na capital federal, a proporção é quase a metade de Manaus: é uma torre para cada 1.395 pessoas.

Segundo a Anatel, a operadora Vivo lidera o mercado no Amazonas, com mais de 1,9 milhão de linhas telefônicas. Ao mesmo tempo, são apenas 598 antenas da empresa no Estado, o que faz com que cada cliente divida uma única torre com outros 3.177.

Ainda de acordo com a Anatel, a Claro é a segunda colocada no Estado, com 1,7 milhão de linhas ativas, porém, com apenas 331 torres. Isso quer dizer que cada número da Claro divide uma antena com outras 5.135 linhas.

A terceira colocada no mercado amazonense, conforme a Anatel, é a TIM, com 423,5 mil linhas ativas e 293 torres no Estado. Assim, a proporção é de uma torre para cada 1.445 clientes.









Com informações da Rádio Rio Mar*


Nenhum comentário