NOVO CICLONE CHEGA AO BRASIL NESTA SEMANA; VEJA LOCALIDADES ATINGIDAS

(Foto: Reprodução redes sociais)

A região Sul do Brasil recebe mais uma passagem de um ciclone extratropical nesta semana, esse seria o quarto ciclone em apenas dois meses na região.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um comunicado informando sobre a previsão de chuvas intensas, sendo o quarto ciclone em dois meses na região, causando preocupação nos moradores.

Segundo o meteorologista Estael Sias, o novo ciclone se desenvolverá em uma área próxima à costa do Uruguai. O Instituto de Meteorologia (Inmet) já havia avisado sobre perigo potencial com previsão de chuvas intensas com possíveis acumulações entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/h, além dos ventos que variam entre 40 e 60 km/h.

As autoridades de defesa civil estão acompanhando de perto a evolução da situação e recomendam que a população se mantenha atenta às atualizações dos órgãos meteorológicos.

Ciclone extratropical

A passagem de um ciclone extratropical provocou mortes e estragos nos estados do Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul.  

Segundo o governo gaúcho, três pessoas morreram e 11 estão desaparecidas. Mais de R$ 1 milhão serão repassados a cinco municípios gaúchos atingidos pelo mau tempo. 

O ciclone extratropical é um sistema de baixa pressão atmosférica que surge fora dos trópicos. É associado às frentes frias e encontrado nas médias e altas latitudes. No Hemisfério Sul, os ciclones giram no sentido dos ponteiros dos relógios, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).  

O ciclone que atingiu o sul do país – associado a uma frente fria – formou-se no Oceano Atlântico no decorrer da semana. A área de baixa pressão nos médios e altos níveis da atmosfera potencializou a formação do ciclone em terra, transportando a umidade do oceano para o continente.  


*PORTAL TUCUMà

Nenhum comentário