386 PESSOAS ESTÃO À ESPERA DE TRANSPLANTE DE CORAÇÃO E QUADRO COMO DE FAUSTÃO PODE SER PRIORIDADE
Mais de 65 mil pessoas estão na fila de transplante de órgãos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Esse é um dos maiores números dos últimos 25 anos.
Destas, 386 estão atualmente à espera de um coração, de acordo com a última atualização no site do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) feita na quarta-feira (16).
Recentemente Fausto Silva anunciou que irá fazer parte dessa lista. No ultimo fim de semana, após duas semanas internado, o apresentador apresentou pioras no seu quadro de insuficiência cardíaca. O hospital anunciou que ele vai precisar de um transplante de coração.
“Apesar de a fila ser pequena em relação a outros órgãos, a urgência é maior. O transplante de coração é a última alternativa. Em geral, quem precisa de um coração não pode mais esperar.”
— Paulo Pego Fernandes, médico no Hcor e professor no Instituto do Coração
Tempo de espera
O médico Paulo Pego Fernandes explica que o tempo de espera pode variar de 2 a 18 meses, dependendo da gravidade do paciente e da compatibilidade entre doador e receptor.
Segundo Pego, a fila respeita a ordem cronológica, mas é feito um cruzamento com uma lista de prioridades, que faz com que pacientes, ainda que tenham entrado depois, passem na frente. Pacientes internados, com suporte para o coração e outros órgãos são priorizados.
*PORTAL TUCUMÃ
Nenhum comentário