CORONEL VINÍCIUS ALMEIDA É NOMEADO NOVO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO AMAZONAS
Coronel Vinicius Almeida assume SSP-AM. — Foto: Bruno Zanardo/Secom |
A decisão ocorreu durante uma reunião com a cúpula da Segurança Pública do Estado.
Wilson Lima também anunciou que o coronel Klinger Paiva, que atuava no Comando de Policiamento Especializado (CPE) é o novo comandante da Polícia Militar do Amazonas e confirmou a permanência do coronel Orleilson Muniz à frente do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), do coronel Paulo Cesar Gomes, no comando da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e do delegado Bruno Fraga como Delegado Geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
Histórico
Almeida é natural de Atalaia do Norte, no Amazonas. É bacharel em Ciências de Defesa Social e Cidadania pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará; possui especialização em Inteligência de Estado e de Segurança Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais em parceira com o Centro Universitário Newton Paiva; possui curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Escola Superior de Polícia Militar da Polícia Militar do Rio de Janeiro e está cursando Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul.
Já foi Comandante da 12ª CICOM; Comandante do Batalhão de Trânsito; Comandante da 10ª CICOM; PM 6 (Gerente de Projetos); Diretoria de Tecnologia da Polícia Militar do Amazonas (Gestão de Projetos); Diretor de Tecnologia e Comunicação e do Setor de Gestão de Projetos da SEAGI/SSP, Idealizador do projeto Escola Segura e Cidadão.
Foi secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Possui Curso de Direitos Humanos, Curso de Operações de Choque, Curso de Resgate de Reféns, Curso de Combate com Armas Curtas, Curso de Imobilizações Táticas, Curso de Segurança de Dignitários e Diversos Cursos de Gestão de Projetos e Pessoas.
Exonerado
Foto: reprodução |
A decisao ocorre após o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Carlos Alberto Mansur, ter sido exonerado do cargo na noite desta terça-feira (29), pelo Governo do Amazonas. Também general do Exército, Mansur, foi preso hoje durante uma operação conjunta conduzida pela Polícia Federal e pelo Ministério Público, batizada de “Operação Comboio”, mas foi liberado após pagar fiança.
No caso do general Mansur, houve determinação de busca e apreensão, solicitada pela PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça), e prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo.
Veja a nota do Governo do Amazonas na íntegra:
O Governo do Amazonas informa a exoneração do Secretário de Estado de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, com o objetivo de que não haja qualquer tipo de interferência nas investigações coordenadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Estado e Polícia Federal, que resultaram na operação Comboio, deflagrada nesta terça-feira (29/08).
O Governo do Estado destaca que os servidores efetivos, também investigados e alvos da operação, foram imediatamente afastados das funções que ocupavam e as demais providencias administrativas serão adotadas a fim de esclarecer os fatos. Já os servidores comissionados foram exonerados dos cargos.
Por fim, o governo reforça que está auxiliando nas investigações, prestando todas as informações necessárias e que não compactua com quaisquer irregularidades ou atos ilícitos cometidos por servidores públicos.
Nenhum comentário