IGARAPÉ DO MINDU TEM LEITO REVITALIZADO PELA PREFEITURA DE MANAUS

Fotos – Márcio Melo / Seminf 

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), prossegue com o projeto de revitalização do leito do igarapé do Mindu. Em vistoria, na manhã desta terça-feira, 8/8, o corpo técnico da pasta esteve nas etapas do Parque Linear 1 e no Goiabinha, uma ramificação da nascente do Mindu. 

O projeto é financiado pelo Ministério das Cidades, do governo federal, com aporte repassado pela Caixa Econômica Federal. Na tarde da última segunda-feira, 7, o secretário de Obras, Renato Junior, se reuniu com colaboradores do banco para discutir o orçamento do projeto e as formas de viabilidade da obra. 

“É uma medida necessária para darmos celeridade a esse importante projeto da gestão do prefeito David Almeida. O Mindu é um igarapé histórico de Manaus e está recebendo um olhar diferenciado, com obras de infraestrutura, deste financiamento pela Caixa Econômica Federal”, afirmou Renato Junior. 

O projeto chega há mais de uma década de execução e é intensificado pela atual gestão. “O prefeito David Almeida dá continuidade a esse trabalho. Vamos implantar novos gabiões no entorno do leito do igarapé e trazer melhorias, principalmente para a saúde pública”, acrescentou o secretário de Obras. 

Algumas etapas do projeto foram concluídas, como a obra da avenida Nathan Xavier, entregue em 2015, e o Parque Linear 2, em 2020. O Parque Linear 1 e o Goiabinha estão em execução.

O corpo técnico da Seminf vistoriou ainda a galeria da avenida Autaz Mirim, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. 

“O igarapé do Mindu vem desde a sua nascente no bairro Cidade de Deus e passa por baixo da avenida Autaz Mirim. Estamos aqui nesse ponto, realizando a visita para alterar esse projeto e deixá-lo adequado, de forma que atenda às necessidades da população e melhore a fluidez na avenida”, explicou o secretário de Obras.

“O prefeito David Almeida otimiza recursos para que possamos entregar para a cidade de Manaus aquilo que a população anseia, não queremos fazer uma obra comum, e sim uma obra para durar 30, 50 anos, e é desta forma que trabalhamos todos os dias”, completou Renato. 

No entorno do igarapé do Goiabinha serão instalados alambrados para preservar a área verde e evitar apropriações irregulares. 

A ação é coordenada pela Unidade Executora do Programa de Infraestrutura Urbana e Ambiental de Manaus (UEP-Seminf), que trabalha na recuperação das áreas do igarapé do Mindu e realiza desapropriações de construções irregulares no entorno.

Nenhum comentário