INMETRO DISPONIBILIZA MATERIAIS DE REFERÊNCIA INÉDITOS PARA A ÁREA DE SAÚDE

                           MRCs são de hidroxiapatita, componente essencial da massa dos ossos e dentes



 O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), disponibiliza para o setor produtivo e laboratórios o primeiro Material de Referência Certificado (MRC) de hidroxiapatita (HA), componente essencial dos tecidos mineralizados no corpo humano (presente em 30 a 70% da massa dos ossos e dentes), utilizado para aplicações biomédicas, odontológicas e de engenharia de tecidos.


Os MRCs foram sintetizados nas instalações do CBPF, dentro de projetos de parceria inseridos no consórcio NanoValid (UE, FP7) e  do projeto ‘Estabelecimento de procedimentos para certificação de produtos oriundos da nanotecnologia’, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenado por José Mauro Granjeiro, pesquisador do Inmetro.


Os estudos de homogeneidade, estabilidade e os ensaios para a certificação de alguns parâmetros essenciais, tais como, fração mássica de Ca, fração mássica de P e razão molar Ca/P, foram conduzidos no Laboratório de Análises Inorgânicas (Labin) da Divisão de Metrologia Química (Dquim) do Inmetro. 


Materiais de Referência 


Os MRCs são padrões de análise de alta confiabilidade metrológica utilizados para calibração, controle de qualidade, validação de métodos e determinação da exatidão dos resultados em ensaios laboratoriais quantitativos. Confira a relação de MRC disponível no link: www.inmetro.gov.br/metcientifica/formularios/form_mrc.asp

Nenhum comentário