MADURO CANCELA VINDA PARA A CÚPULA DA AMAZÔNIA, EM BELÉM
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Arquivo Agência Brasil)
O presidente da Venezuela Nicolas Maduro cancelou sua vinda ao Brasil para participar da Cúpula da Amazônia, que inicia nesta terça-feira (8), em Belém, no Pará. O motivo do cancelamento da viagem se deu pelo fato de Maduro ter contraído uma infecção nos ouvidos.
O cancelamento foi confirmado na noite dessa segunda-feira (7). Ainda na segunda, Maduro já havia cancelado um compromisso na Venezuela por conta da infecção.
A Cúpula da Amazônia reunirá os oito representantes dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA): Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Equador, Peru, Suriname e Venezuela. Os presidentes do Equador, Guillermo Lasso, e do Suriname, Chan Santokhi também não vão comparecer ao evento.
Na quarta-feira (9), representantes de outros países em desenvolvimento com florestas tropicais se juntarão ao encontro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também convidou outros países com florestas tropicais, como a Indonésia, a República do Congo e a República Democrática do Congo, ao considerar a importância para o desenvolvimento de uma aliança sustentável.
A Alemanha e Noruega, na condição de principais doadoras do Fundo Amazônia, também foram chamadas, assim como o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, que exerce a presidência rotativa da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), e Sultan Ahmed al-Jaber, presidente da COP28, que será realizada em dezembro nos Emirados Árabes.
*PORTAL TUCUMÃ
Nenhum comentário