VÍDEO: FAUSTÃO FUROU A FILA DO SUS? ; ENTENDA

(Foto: Reprodução/Instagram)

O apresentador Fausto Silva, popularmente conhecido como Faustão, recebeu um transplante de coração no último domingo, (27). A cirurgia foi realizada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Da entrada a saída da fila do SUS para o transplante, levou menos de uma semana para Faustão ser “contemplado” com o transplante de coração.

Veja nota do Ministério da Saúde sobre o transplante de coração:

“Neste domingo (27), mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde, o apresentador Fausto Silva. No primeiro semestre, foram realizados 206 transplantes de coração no Brasil, o que representa aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado.”

Como Faustão conseguiu um coração tão rápido?

De acordo com a secretaria. Fausto Silva estava em segundo lugar na fila de espera com 386 pacientes, devido seu estado crítico de saúde.

A equipe responsável pelo paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão. Em seguida, a oferta seguiu para Faustão. As informações da secretaria não detalham os motivos da recusa.

Como funciona o sistema de transplantes no Brasil

A lista para transplantes no país é única, com regras que valem tanto para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto da rede privada.

A espera por um órgão funciona por ordem cronológica de cadastro. Além disso, são respeitados outros critérios como compatibilidade, gravidade do caso e o tipo sanguíneo do doador. Quando os fatores técnicos são semelhantes, a ordem de chegada funciona como indicador de desempate.

De acordo com o Ministério da Saúde, esses quesitos são levados em consideração para definir quem deve ser priorizado. Pacientes em estado crítico, por exemplo, podem ser atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica e risco de morte.

Veja vídeo:


*PORTAL TUCUMÃ

Nenhum comentário