FUMAÇA AUMENTA EM MANAUS E ZONA SUL É A MAIS AFETADA POR CONDIÇÃO INSALUBRE

Foto: reprodução/ redes sociais
Além de ter registrado mais um recorde do dia mais quente de 2023 nesta quarta-feira (27), e atingir 38,7°C, Manaus continuou chamando a atenção pelo clima, e a noite ficou coberta por uma densa nuvem de fumaça que tomou conta dos bairros Aleixo, na zona Centro-Sul e bairro Coroado, zona Leste de Manaus.

Segundo a plataforma do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar nesta noite em quase toda a cidade ficou acima de níveis considerados "ruins", e os bairros  Aparecida, Adrianópolis e Aleixo, foram os mais afetados, que tiveram a classificação "péssima", com a concentração de MP2.5 acima de 200.

 


Neste ano, a fumaça das queimadas tem causado poluição em Manaus deste agosto.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), dados do programa Queimadas - do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) - mostram que a fumaça encobrindo a cidade, é oriunda de atividades do meio rural, realizadas no interior do Estado.

O titular da pasta, Antonio Stroski, afirma ainda que não foram registrados casos de incêndios ou queimadas em Manaus, no período entre os dias 19 e 20 de setembro.

A Prefeitura de Manaus afirma que vem intensificando as ações da campanha de sensibilização e combate às queimadas urbanas. Por meio das blitze "Manaus Sem Fumaça", as orientações são levadas para pontos estratégicos da cidade e nas zonas onde a Semmas recebe mais denúncias por conta de queimadas. 

Nenhum comentário