GARIMPEIROS AMARRAM CRIANÇAS YANOMAMI EM TRONCO DE ÁRVORES

(Foto: Reprodução)

Em vídeo recebido pela Hutukara Associação Yanomami, é possível ver duas crianças e um adolescente yanomami foram amarrados a troncos de árvores e ameaçados por garimpeiros dentro da reserva.

“Tira o cartucho, tira o cartucho, traz o celular, traz o celular. Cadê o celular? Pode amarrar. Vá buscar os cartuchos da espingarda”, grita um homem enquanto os indígenas estão amarrados

Os vídeos teriam sido gravados na tarde de terça-feira (19) pelos próprios garimpeiros em território indígena Yanomami na região de Surucucu.

Em ofício enviado ao Ministério Público Federal, à Polícia Federal, à Funai e ao Ibama, a Associação Hutukara Yanomami diz que não foi possível apurar como terminou o episódio, mas que a gravidade do caso exige uma resposta rápida das forças de segurança.

“Uma violência brutal na região do Hakoma que aconteceu isso, e as crianças estão correndo risco nessa região. E os garimpeiros amarraram as crianças. Isso a gente recebeu. Por isso, nós estamos preocupados. As autoridades – como a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, a Funai, o Exército e o Ministério Público -, queremos apuração urgente nessa violência grave que está acontecendo na Terra Yanomami”, diz Dario Kopenawa, vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami.


*PORTAL TUCUMà

Nenhum comentário