GESTÃO TRANSFORMA ESPAÇOS URBANOS COM OBRAS QUE PRIORIZAM A CONVIVÊNCIA E A QUALIDADE DE VIDA

Fotos – Clóvis Miranda,  Dhyeizo Lemos e Elton Viana / Semcom
Atualmente, quando se fala em cidade do futuro, se pensa em smart cities (cidade inteligente). Mas não é apenas tecnologia e inteligência nos centros urbanos que promovem soluções de problemas e melhoram a qualidade de vida. Antes da inovação tecnológica, soluções urbanísticas e sociais passam pelo bom e sempre necessário planejamento urbano. 

Construir cidades mais seguras e sustentáveis, com vida na rua, mobilidade ativa, reabilitação de espaços, ocupação, vivacidade e qualidade está nas metas e nas intervenções realizadas na gestão do prefeito David Almeida, que chega aos 1.000 dias.

No Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), melhorar a dinâmica da capital, com seus mais de 2 milhões de habitantes, e o cotidiano das pessoas, está no foco das atuações e iniciativas de licenciamento, projetos e programas urbanísticos e arquitetônicos, e na habitação de interesse social, que agora encerra um ciclo na autarquia, passando a ter uma secretaria municipal específica.

“É estratégia da nossa gestão reabilitar o centro histórico de Manaus, espaços públicos há muitos anos esquecidos, com foco no desenvolvimento do turismo, lazer, esporte e, principalmente, na qualidade de vida da população. O objetivo é promover a conexão das pessoas com a natureza e a cidade”, destacou o prefeito David Almeida. 

Fotos – Clóvis Miranda,  Dhyeizo Lemos e Elton Viana / Semcom
Seguindo uma tendência no Brasil e internacional, com o projeto do Implurb, a Prefeitura de Manaus entregou a primeira grande reabilitação de um antigo prédio abandonado e deteriorado transformado em uma obra de reconversão na gestão David Almeida, a Casa de Praia Zezinho Corrêa, no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste, inaugurada em maio deste ano.

O antigo endereço notívago abre espaço às margens do rio Negro para uma edificação comunitária, de revitalização urbana, aberta ao público gratuitamente, lugar de encontro, shows, lazer e entretenimento com uma das melhores vistas para a natureza e o pôr do sol.

Seguindo no conceito de biofilia, abrindo espaços na cidade de pedra para a vista ao rio Negro, estão em execução as obras no complexo de São Vicente – mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e largo de São Vicente –, no início da avenida 7 de Setembro, no Centro histórico da cidade, que serão inaugurados em dezembro, antes do Natal deste ano.

E, fechando o grupo de projetos impactantes para a capital, há o parque Amazonino Mendes, em obras entre as zonas Norte e Leste, com a inauguração da primeira etapa prevista para o próximo mês,  outubro; e o futuro parque Rosa Almeida Encontro das Águas, pronto para ser licitado, que dará à Manaus a construção do único projeto do arquiteto Oscar Niemeyer na região Norte. O parque Amazonino Mendes é o único deste pacote que tem parceria com o governo do Estado.


“São projetos impactantes para a cidade de Manaus, que o prefeito David Almeida começa a entregar e que serão sucesso, como já acontece com o Casa de Praia Zezinho Corrêa. As obras estão reabilitando espaços públicos antes abandonados, melhorando a qualidade de vida, turismo, lazer, esporte, cultura e bem-estar, além de aumentar a autoestima da população”, disse o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Fotos – Clóvis Miranda,  Dhyeizo Lemos e Elton Viana / Semcom
Licenciamento

Mudando para o eixo de licenciamento urbano, foram entregues mais de 3,4 milhões de metros quadrados de área de novos alvarás de construção. “Isso impacta em cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos na construção civil. A administração municipal impacta muito forte e positivamente na geração de emprego e renda no setor”, acrescentou Carlos Valente.

Outro avanço da gestão pública é no volume de regularização e emissão de Habite-se, o documento final de “nascimento de um imóvel” de fato e de direito. Durante os 1.000 dias da gestão David Almeida, o Implurb soma mais de 2,6 milhões de metros quadrados de área com Habite-se na capital. “É só o Habite-se que concede à edificação o status dela existir legalmente. Então, isso também é muito gratificante, configurando o aumento da regularização urbana e da eficiência da equipe do Implurb na área de licenciamento”, destacou.

Habitacional

Um eixo que tem um ciclo fechando no Implurb é o habitacional e da regularização fundiária, que passou, desde maio deste ano, a ter uma administração direta com a criação da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Semhaf), ampliando a prioridade e expandindo a política. Mas com a antiga Vice-Presidência de Habitação (Vpreshaf) funcionando até este ano dentro da estrutura do Implurb, seu destaque nos 1.000 dias inclui a entrega de 500 unidades habitacionais do residencial Manauara, etapa B, e a construção de 180 unidades habitacionais dentro do parque Amazonino Mendes, com previsão de entrega em 2024.
Fotos – Clóvis Miranda,  Dhyeizo Lemos e Elton Viana / Semcom
No período, também foram regularizadas unidades beneficiando moradores de diversas zonas, que, pela primeira vez, receberam registros de imóveis, somando 2 mil documentos. “Nunca, absolutamente nunca, nenhum prefeito entregou registro de imóveis antes. Somente a administração David Almeida, com extrema efetividade, com a Vpreshaf, fez esse trabalho de grande importância social para milhares de famílias”, comentou o diretor-presidente do Implurb.

Assim como a urbanização tem impacto positivo na qualidade de vida dos moradores, a regularização fundiária provoca o pertencimento de milhares de pessoas que não têm seus imóveis regularizados.

De forma inédita, o Implurb beneficiou um número recorde de moradores de 10.655 unidades habitacionais no Nova Cidade, zona Norte, expedindo a certidão de Habite-se do conjunto, o que alcança diretamente os quase 70 mil moradores do bairro criado em 2010.

Rapidez e desburocratização

Apostando em ser uma cidade atrativa para novos negócios, o Implurb trabalha na modernização e criação de legislação que implemente incentivos e facilite a atividade de empresas e cidadãos na área da construção civil.

Uma delas é a lei complementar que instituiu o Alvará de Construção Mais Fácil, de forma célere, on-line e autodeclaratória, com possibilidade de liberação em até duas horas. Projetos de baixo impacto e de baixa complexidade, tipos 1 e 2, de até 750 metros quadrados, incluindo habitações unifamiliares, habitações multifamilares (tipo vilas e quitinetes), pequenos comércios, serviços e indústrias, são beneficiados com a lei, sancionada no dia 12 de dezembro de 2022.

A gestão David Almeida vem olhando para as pessoas, enxergando potencialidades e intervenções necessárias no tecido urbano e planejando ações para mudar a realidade de Manaus.

Nenhum comentário