LULA COBRA RECURSOS DE PAÍSES RICOS CONTRA AQUECIMENTO GLOBAL NO G20

(Foto: Assessoria PR / Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula participa neste sábado (9) e domingo (10) da 18ª Cúpula do G20, em Nova Déli, na Índia. Em sua primeira reunião, o presidente cobrou dos países mais ricos o compromisso de arcar com os maiores custos para combater o aquecimento global. Lula defendeu que “historicamente” os países mais ricos contribuíram para o problema mundial. O G20 reúne os 19 países mais ricos do mundo, além da União Europeia.

Na reunião, nominada de “Um Planeta Terra”, Lula comentou que essas mudanças climáticas vêm afetando neste instante, o Rio Grande do Sul, que enfrentou durante a semana uma passagem de um ciclone que devastou diversos municípios do estado e deixou mortos e diversos desabrigados. O presidente também destacou que os pobres sempre são os mais afetados.

“São os mais pobres, mulheres, indígenas, idosos, crianças, jovens e migrantes, os mais impactados.”

Para Lula, a falta de compromisso dos mais ricos gerou uma dívida “acumulada ao longo de dois séculos”. “Desde a COP [Conferência das Partes] de Copenhague, [em 2009], os países ricos deveriam prover 100 bilhões de dólares por ano em financiamento climático novo e adicional aos países em desenvolvimento. Essa promessa nunca foi cumprida”.  

Nas redes sociais, Lula disse que em sua Presidência no G20 vai criar uma força-tarefa para mobilizar a respeito das mudanças climáticas e que quer chegar na COP 30, em 2025, com uma agenda equilibrada.

“Lançaremos, em nossa presidência do G20, uma Força Tarefa para Mobilização Global contra a Mudança do Clima. Queremos chegar na COP 30, em 2025, com uma agenda climática equilibrada entre mitigação, adaptação, perdas e danos e financiamento, assegurando a sustentabilidade do planeta e a dignidade das pessoas. Esperamos contar com o engajamento de todos para que a beleza da Terra não seja apenas uma fotografia vista do espaço”, tuitou Lula na manhã deste sábado (9).


*PORTAL TUCUMà

Nenhum comentário