LULA DIZ QUE SOCIEDADE NÃO PRECISA SABER COMO VOTAM MINISTROS DO STF
(Foto: Reprodução / @LulaOficial) |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nessa terça-feira (5), durante o programa online semanal “Conversa com o Presidente”, que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) tenham os seus votos mantidos em secreto. Lula disse que isso resguardaria os magistrados de ataques e “animosidades ” contra as instituições.
“Não cabe ao presidente da República gostar ou não de uma decisão da Suprema Corte. A Suprema Corte decide e a gente cumpre, sabe, é assim que é”, disse Lula.
Lula complementou dizendo que a sociedade não precisa saber como voto um ministro do STF e que é necessário começar a pensar em mudanças.
“Eu, aliás, se eu pudesse dar um conselho, é o seguinte: a sociedade não tem que saber como é que vota um ministro da Suprema Corte. Sabe, eu acho que o cara tem que votar e ninguém precisa saber. Votou a maioria 5 a 4, 6 a 4, 3 a 2. Não precisa ninguém saber. Então pra gente não criar animosidade eu acho que era preciso começar a pensar se não é o jeito da gente mudar o que estar acontecendo no Brasil, porque um ministro da Suprema Corte não pode mais sair na rua, não pode mais passear com a família”, disse o presidente justificando que quem perde em uma decisão do STF fica com raiva e quem ganha fica feliz.
A fala do presidente levantou discussões entre a ala bolsonarista e direitistas que criticaram o mandatário por defender voto secreto sem que a sociedade saiba como votaram os ministros da Suprema Corte.
A deputada Rosângela Moro, esposa do senador Sergio Moro, disse que Lula “flerta com o autorismo”.
“Além do histórico de desrespeito às instituições, flerta com o autoritarismo. O que nos resta é impedir que as decisões sejam tomadas de maneira arbitrária”, disse ela no Twitter.
O deputado Nikolas Ferreira também comentou a fala do presidente: “A sociedade não precisa saber como vota um ministro da Suprema Corte”, diz Lula. Viva a democracia relativa!
*PORTAL TUCUMÃ
Nenhum comentário