PREFEITURA EXECUTA GRANDES OBRAS PARA A MANAUS DO FUTURO
“Nós estamos unindo esforços para fazer aquilo que a população quer para Manaus, uma união em benefício dos bens comuns, como essas obras para pensar Manaus para o futuro. Estamos avançando e intensificando obras por toda cidade, para resolvermos os problemas relacionados ao trânsito, principalmente, das áreas mais populosas das zonas Norte e Leste”, destacou o prefeito David Almeida.
Alargamento
Identificado como o maior gargalo da cidade de Manaus, a avenida Ephigênio Salles está em execução com as obras de alargamento da via. São 1.100 metros novos, no trecho que segue do viaduto Ayrton Senna à entrada da avenida Via Láctea, na Morada do Sol. Com a conclusão dos trabalhos, a trafegabilidade da via vai melhorar consideravelmente. De acordo com estudos do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), será possível aumentar o fluxo no local em aproximadamente 1,5 mil veículos por hora.
O custo das obras, que também envolvem desapropriações no trecho, é de R$ 9 milhões. Os recursos são originários de termos de convênios firmados com o governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), e as obras encontram-se devidamente licitadas e contratadas.
Conforme o secretário de Obras, Renato Junior, os serviços de infraestrutura estão sendo intensificados em toda cidade. “Vamos trabalhar de dia e de noite, para que possamos entregar a Manaus obras que resolvam esses problemas viários. Uma solução tão esperada pela população das zonas Norte e Leste”, complementou.
Ciclovia
O mecânico Hilbert Riker, de 45 anos, é ciclista há mais de 10 anos, e não escondeu a alegria de saber que a prefeitura está expandindo a faixa de ciclovia na cidade, que deve melhorar a vida de quem usa a bicicleta, seja como meio de transporte ou como prática esportiva.
Com o projeto da prefeitura em andamento, Manaus ganhará mais 4 quilômetros de ciclovia com duplo sentido, em um total de 8 quilômetros de percurso, na avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, zona Oeste da capital, com investimento na ordem de R$ 4 milhões.
A ciclovia terá ainda vias com sinalização e iluminação em LED, e será implantada na avenida Coronel Teixeira, passando por dentro do passeio próximo aos quartéis até chegar à praia da Ponta Negra.
Para David Almeida, a ciclovia vem para dar mais qualidade de vida à população e segurança aos ciclistas, além de diversificar a prática esportiva. Almeida destaca que quando se investe em esporte, consequentemente se economiza em saúde.
"Vamos proporcionar mais segurança aos ciclistas, aos corredores, aos pedestres e também dar melhor condição para o trânsito aqui na Ponta Negra", disse o prefeito, ao destacar que a previsão é construir mais ciclovias em outras áreas da cidade.
Nenhum comentário