DEPUTADO WILKER ENTREGA RELATÓRIOS DE FISCALIZAÇÃO DA COMISSÃO DE SAÚDE DA ALEAM NOS HPS 28 DE AGOSTO, PLATÃO ARAÚJO, JOÃO LÚCIO E JOÃOZINHO
Divulgação |
O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) realizou nesta quinta-feira, 19, a entrega dos relatórios de fiscalização da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (CSP-Aleam) nos hospitais de urgência e emergência da capital: 28 de Agosto, João Lúcio, Platão Araújo e Hospital da Criança da Zona Leste – Joãozinho. O parlamentar protocolou pessoalmente os documentos no setor responsável da Casa Legislativa, que serão encaminhados para o conhecimento do órgão temático da saúde.
De acordo com deputado, os relatórios retratam o que foi verificado “in loco” em cada unidade de saúde, baseado em depoimentos de profissionais, pacientes e acompanhantes, assim como dados, imagens fotográficas, vídeos e áudios. Um dos casos mais graves, por exemplo, é a questão do armazenamento de água no HPS 28 de Agosto, localizado no bairro Adrianópolis, que vem sendo estocada de forma insalubre ao não seguir os parâmetros de saúde pública, colocando em risco os pacientes da unidade.
Durante vistoria no 28, Wilker visualizou que garrafões de água são estocados numa sala próximo de uma lixeira, destampados, e abertos num ambiente em que há passagem de pessoal. Além disso, esses garrafões recebem água de um poço do próprio hospital, segundo relataram os profissionais da unidade, e que o deputado verificou de perto. As mangueiras do poço são de borrachas e não são apropriadas para alocar do líquido.
“Esses quatro relatórios representam a triste realidade dos hospitais de urgência e emergência do nosso Estado. Aqui estão materializados informações e relatos demasiadamente preocupantes do que presenciamos durante as visitas como, por exemplo, o claro desabastecimento de materiais, falte de medicamentos, estruturas sem manutenção, profissionais terceirizados com atrasos de salários... O que eu vi no 28 de Agosto é catastrófico, vocês não têm noção da água que os pacientes bebem lá, sem nenhum cuidado e critério. O poço pode até estar com o laudo, mas o seu manuseio é um absurdo, isso demonstra o caos que se encontra a saúde do Amazonas”, ponderou Barreto, membro titular da Comissão de Saúde e que tem sido atuante no cronograma de fiscalizações às unidades de saúde do Estado, iniciadas no final de agosto deste ano.
Além disso, constam nos documentos apontamentos ao Ministério Público do Amazonas (MPAM) quanto às vistorias, pontuado questões legais através de leis nacionais e locais o descumprimento do direito do cidadão.
Após a entrega dos relatórios, Wilker afirma que cumpriu o seu papel como fiscalizador e legislador do povo amazonense e a expectativa agora é que a Comissão de Saúde da Aleam encaminhe os documentos aos órgãos de controle do Estado para que sejam tomadas as devidas providências.
“Cumpro aqui o meu papel como deputado estadual, ainda temos outras fiscalizações, mas a Comissão de Saúde não pode desconsiderar os relatórios que dei entrada hoje. O que a gente percebe é que, mesmo depois das visitas, as providências não estão sendo tomadas, mas essa entrega já me permite encaminhar ao conhecimento da Comissão e espero que já tome providências. Caso contrário, eu irei entregar isso ao Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado”, finalizou o deputado.
Nenhum comentário