DESENROLA BRASIL TEM NOVA PLATAFORMA DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS
(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad lançou a nova plataforma do Desenrola Brasil na manhã desta segunda-feira (9) para renegociar dívidas de pessoas que recebem até 2 salários mínimos. O Desenrola já está na sua segunda etapa de renegociação de dívidas bancárias e não bancárias.
Nessa etapa, serão analisados os contratos pendentes de pagamento de pessoas com renda de até 2 salários mínimos ou que estejam inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) do governo federal. Haddad ressaltou que o objetivo é fazer com que as pessoas saibam como utilizar o mecanismo.
“Nosso objetivo com essa divulgação é fazer com que as pessoas saibam como proceder para limpar o seu nome e voltar normalmente ao mercado de consumo e de crédito”, disse o ministro.
Segundo Haddad, os valores de cada prestação é de no mínimo de R$ 50. Haddad também disse que todos os credores e as empresas de proteção de crédito vão entrar em contato com os endividados. “O programa pode atingir 32 milhões de CPFs, sendo que 21 milhões se enquadram na faixa 1, ou seja, até 2 salários mínimos e até R$ 5.000 de dívida”, declarou.
Cartão de crédito
Também foi destacado por Haddad, durante o lançamento da plataforma do Desenrola Brasil, que os descontos nas dívidas do rotativo do cartão de crédito chegam a 96% na plataforma. Ele afirmou que a cobrança é um “abuso” e que o tema dos juros poderá ser resolvido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 90 dias.
*PORTAL TUCUMÃ
Nenhum comentário