SECA IMPLACÁVEL: TUBULAÇÃO DE GASODUTO DE COARI FICA À MOSTRA E TRAZ RISCOS PARA POPULAÇÃO; VEJA VÍDEO

(Foto: Reprodução / Vídeo internet)

A seca no Estado tem sido implacável e vem trazendo inúmeros impactos para a população de cidades do interior do Amazonas e da capital Manaus. A exemplo disso, um vídeo vem viralizando na Web mostrando o quanto um rio na cidade de Coari secou, deixando a mostra a tubulação do gasoduto.

No vídeo, divulgado em uma plataforma digital, é possivel ver o que antes era o fundo do rio todo rachado e cheio de lamas. O homem que filma fica chocado com o fato e diz que as imagens foram gravadas no meio do rio.

“Olha só que interessante. Isso é no meio do rio. Isso aqui foi feito por submarino, tá. De baixo desses sacos aqui todinho sai essetubo aqui. Que será que isso? É de concreto. Vai embora pra lá, não tenho nem ideia do que seja. Vai lá para dentro do rio. Vai lá para o centro de Manaus. Oh o centrão lá, tem fumaça mais dá paraver”, disse ele.

Os rios amazônicos sofreram impactos catastróficos com a seca deste ano, o que antes mostravam-se exuberantes com suas águas caudalosas, agora, apenas corrêgos passam nos locais e milhares de famílias ribeirinhas já foram afetadas. Muitas delas, ficaram isoladas, pois o único meio de transporte são os rios, além da perda de suas produções, em que a maioria sobrevive da agricultura familiar.

Sobre o gasoduto

O gasoduto foi construído durante o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e inaugurado em 2009. A estrutura que liga o Pólo Arara, localizado na região petrolífera do Urucu (a 650 km da capital) à Refinaria da Amazônia (Ream), em Manaus, abastecendo sete municípios: Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba.

VEJA:


*PORTAL TUCUMà

Nenhum comentário