SECA PODE AFETAR NO ABASTECIMENTO DE GÁS DE COZINHA EM MANAUS; REFINARIA DE MANAUS GARANTE ABASTECIMENTO
Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil |
A seca severa já afetou ao menos 23 municípios do estado. Com Manaus também em estado de emergência, surge outra preocupação: o risco de abastecimento o gás de cozinha que pode afetar os consumidores.
Uma das principais distribuidoras, a rede Fogás, informou em um comunicado na tarde desta quinta-feira (5) que, nos próximos dias, não antecipa problemas significativos de abastecimento.
A incerteza quanto à disponibilidade de gás sugere que, embora a distribuição esteja estável no momento, há preocupações sobre a sustentabilidade desse cenário no médio prazo.
No comunicado a empresa disse ainda que, após esse período, estará aguardando confirmações de entregas provenientes da Refinaria da Amazônia (REAM). O transporte de botijas de gás pelos rios do Estado enfrenta desafios devido à seca dos rios, o que dificulta a navegação.
Veja o comunicado
Refinaria de Manaus garante o abastecimento
Após a publicação do Fogás, sobre o possível desabastecimento por conta do risco do baixo estoque nos próximos dez dias, A Refinaria da Amazônia (REAM) confirmou que a cidade capital não enfrenta risco de escassez de gás de cozinha.
Com base na situação atual, nesta quinta-feira a noite, a Refinaria da Amazônia informou que, não existe ameaça de falta de gás de cozinha em Manaus, mesmo diante dos desafios decorrentes da estiagem intensa que está afetando a navegabilidade nos rios da região.
Veja a nota na íntegra
A Refinaria da Amazônia – REAM esclarece à população em geral que, na perspectiva atual, não há risco de desabastecimento de gás de cozinha na cidade de Manaus, mesmo em meio às dificuldades impostas pela severa estiagem que limita a navegação nos rios da Amazônia.
Informa também que todas as medidas para garantir a produção e o abastecimento de GLP aos distribuidores de Manaus durante a estiagem foram adotadas.
O gás, para atender à demanda de Manaus, está sendo carregado no polo petrolífero de Urucu com auxílio de balsas-tanques que têm condições de atravessar o trecho em restrição de navegação e sendo transportado até Manaus através de navio-tanque.
*PORTAL TUCUMÃ
Nenhum comentário