RECORDE: OUTUBRO DE 2023 MARCA O MÊS MAIS QUENTE DA HISTÓRIA
Os brasileiros estão sentindo na pele a alta temperatura no Brasil. No Amazonas a sensação é maior ainda por conta do clima na região. Outubro de 2023 estabeleceu um novo recorde de temperatura para o mês, aprofundando a preocupação de que este ano poderá se tornar o mais quente já documentado na história da humanidade, conforme dados divulgados hoje pelo Copernicus, o sistema de monitoramento da Terra da União Europeia, nesta quarta-feira (8).
De acordo com o relatório divulgado pelo órgão, a temperatura média da superfície do ar em outubro atingiu 15,30ºC, representando um aumento de 0,40ºC em relação ao recorde anterior estabelecido em 2019 para o mesmo período.
No entanto, o mês passado apresentou uma temperatura 1,7ºC acima da média histórica para o mês de outubro no período entre 1850 e 1900, uma época que precedeu as influências das emissões de gases de efeito estufa na temperatura do planeta.
“Podemos dizer quase com certeza que 2023 será o ano mais quente já registrado”, afirma Samantha Burgess, vice-diretora do Serviço de Mudanças Climáticas do Copernicus.
No período de janeiro a outubro, a temperatura média global da Terra registrou um aumento de 1,43ºC em relação ao período entre 1850 e 1900, e superou em 0,10ºC a média registrada nos primeiros 10 meses de 2016, quando ocorreu o recorde de calor mundial.
Dados recentes, que se traduzem na realidade em eventos como secas, escassez de alimentos, incêndios destrutivos e furacões mais poderosos, fortalecem as advertências feitas pelos cientistas antes da realização da COP28 da ONU sobre o clima, programada para ocorrer em Dubai de 30 de novembro a 12 de dezembro.
*PORTAL TUCUMÃ
Nenhum comentário