PIRATARIA NO RIO E TRÁFICO: GRUPO CRIMINOSO É PRESO COM DROGAS NO MÉDIO SOLIMÕES

 

Divulgação

Cinco pessoas, de 18 a 31 anos, foram presas, e um adolescente de 17 anos apreendido, no sábado (3), junto com 100 quilos de drogas na região do Médio Solimões, suspeitos de serem piratas do rio. Além do entorpecente, avaliado em R$ 1,2 milhão, os policiais militares também apreenderam munições, uma lancha e um barco.

As apreensões e prisões foram registradas durante operação policial do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus) em combate à pirataria de rio e o tráfico de drogas na região do Médio Rio Solimões, que iniciou ainda na tarde de sexta-feira (2), após denúncias de ribeirinhos relatando ataques de piratas nas proximidades das comunidades Jutica, Bonfim, Benfica e Furo do Guariba.

Segundo a denúncia, um barco pesqueiro carregado com entorpecentes passaria pela região. Na noite de sexta-feira, os policiais militares realizavam patrulhamento fluvial quando visualizaram uma lancha pequena que saiu da mata para abordar duas pessoas em uma canoa. Quando os tripulantes se depararam com a lancha da Polícia Militar do Amazonas, se dirigiram para um lago de difícil acesso para embarcações maiores.

Os suspeitos dispararam contra a equipe policial, que revidou os tiros. Os tripulantes abandonaram a embarcação e fugiram pela mata. Os policiais militares localizaram e apreenderam a lancha além de cartuchos de espingarda calibre 12 localizados no interior da embarcação.


Grupo criminoso

No sábado (3), os policiais militares do 3º BPM continuaram as buscas pelos suspeitos e se depararam com acampamentos que serviam de apoio para o grupo criminoso. Em seguida, os PMs abordaram uma embarcação, de nome Rei Eufrates III, que descia o rio.

A tripulação, composta por cinco adultos e um adolescente, informou para a equipe policial que iria buscar gelo em Coari (a 363 quilômetros de Manaus), o que causou desconfiança já que se encontravam mais próximo do município de Tefé (a 523 quilômetros).

Os PMs então iniciaram uma revista minuciosa na embarcação, porém nada foi encontrado, então foi feita a verificação em uma canoa grande que estava sendo puxada pelo barco. Foi constatado que, debaixo da canoa, haviam duas “caletas”. A canoa foi encaminhada para a Comunidade de Jutica e foi confirmada a existência de entorpecentes.

Foram encontrados 85 tabletes de maconha tipo skunk, com peso de 100 quilos, avaliados em R$ 1,2 milhão. As cinco pessoas flagradas na embarcação receberam voz de prisão e o adolescente foi apreendido pela equipe da PMAM.

O barco, os materiais apreendidos e os presos durante a operação foram encaminhados para a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tefé.



Nenhum comentário