SATÉLITE APOSENTADO VAI CAIR NA TERRA; SAIBA ONDE E QUANDO

(Foto: ESA/Reprodução)

Nesta quarta-feira (21), o satélite europeu ERS-2 realizará sua ‘aposentadoria’ completa ao reentrar na atmosfera terrestre. Quase 30 anos de trabalho em favor da ciência.

Lançado ao espaço em 21 de abril de 1995, o ERS-2 emergiu como um dos pioneiros em projetos de observação da Terra. A Agência Espacial Europeia (ESA) antecipa que a reentrada ocorrerá aproximadamente às 21h (horário de Brasília), marcando o encerramento dessa notável missão científica.”

“O ERS-2 irá quebrar-se em fragmentos a cerca de 80 km acima da superfície da Terra e a grande maioria vai queimar na atmosfera. Alguns fragmentos poderão atingir a superfície da Terra, onde provavelmente cairão no oceano. Nenhum desses fragmentos contém quaisquer substâncias tóxicas ou radioativas”, diz a agência.

Antecipa-se que o equipamento seja visível por um breve período ao iniciar o processo de combustão na atmosfera.

No momento do lançamento, o ERS-2 tinha um peso total de 2.516 kg, incluindo o combustível. Em comparação, reentradas recentes envolveram o UARS, com 6,5 toneladas em 2011, e o poderoso propulsor Long March-5B, responsável pelo lançamento do módulo principal da Estação Espacial Tiangong da China no final de 2022, pesando 23 toneladas.


*PORTAL TUCUMÃ

Nenhum comentário