VACINA CONTRA DENGUE CHEGA AO AMAZONAS: 12 MUNICÍPIOS SERÃO BENEFICIADOS

(Foto: Divulgação / Semsa)

Neste sábado (10), o Amazonas recebeu um reforço na luta contra a dengue: 78.760 doses da vacina contra a doença. Essa entrega faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde para ajudar no combate à dengue na região. Até sexta-feira (9), foram relatados 7.128 casos suspeitos de dengue no estado, com 1.024 casos confirmados. Três mortes estão sendo investigadas como relacionadas à doença, em Coari, Lábrea e Manaus.

A vacina será distribuída para 12 municípios amazonenses, incluindo Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea. A distribuição será coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde junto à Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) por meio da Gerência de Imunização e será iniciada a partir de quinta-feira (15). Nesta primeira fase, as crianças de 10 e 11 anos serão vacinadas com duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

Tatyana Amorim, diretora-presidente da (FVS), destacou a importância da vacina, mas também enfatizou a necessidade contínua de medidas de prevenção, como evitar água parada onde os mosquitos se reproduzem.

Alexsandro Melo, responsável pela vigilância epidemiológica da FVS-RCP, explicou que essas doses são a primeira parte do esquema vacinal e serão utilizadas conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. Os municípios serão responsáveis por determinar quando iniciar a vacinação em suas áreas.

A FVS recomenda ainda que a melhor forma de prevenir a dengue é impedir a reprodução do mosquito Aedes aegypti, eliminando locais onde ele possa se reproduzir, como água parada em recipientes como pneus velhos e vasos de plantas. Manter os quintais e áreas ao redor das casas limpos é uma medida simples, mas eficaz, para reduzir o risco de infestação.




*PORTAL TUCUMÃ

Nenhum comentário