ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA DOBRAM DE NÚMERO E DEMANDA É CONSIDERADA ALTA EM MANAUS, APONTA ORGÃO
Foto– Thelson Souza / Semad-Manausmed |
No número de consultas eletivas, as pré-agendadas, também houve um aumento significativo, saltando de 16.935 em novembro e dezembro do ano passado, para 18.316 consultas em janeiro e fevereiro deste ano.
O aumento na demanda dos atendimentos de urgência tem relação com casos de pacientes com quadro de doenças cardíacas, neurológicas e também relacionadas à assistência pediátrica. Já o aumento da demanda de consultas eletivas foi ocasionado pelas arboviroses, como dengue, Zika, Chikungunya, além de Covid-19 e H1N1, como explica o subsecretário da Manausmed, César Marques.
“Tivemos um aumento muito grande da questão das doenças, tanto das doenças autoimunes, como as doenças de valor tropical, e também as doenças respiratórias. A gente teve o Covid-19 muito alto, nós tivemos H1N1 e, agora, veio a dengue, que ainda não passou. Tivemos, também, muitos casos de cirurgias cardíacas e neurais”, ressalta Marques.
A virada de ano foi o período que a Manausmed registrou maior impacto no quantitativo de atendimentos, pois o número de consultas de urgência mais que dobrou, sendo de 114%, saltando de 1.810 realizadas em dezembro, para 3.888 em janeiro. A alta de consultas eletivas foi de 44,8%, saindo de 7.194 para 10.417, no mesmo período.
Em fevereiro, o cenário mudou, com 7.899 consultas eletivas realizadas e 3.394 consultas de urgência. Apesar da redução, ainda existe uma demanda considerada alta para o período, mas os mais de 28 mil servidores segurados e os mais de 12,7 mil dependentes seguem recebendo toda a assistência da Manausmed.
“Portanto, estamos tendo uma demanda muito alta, mas conseguimos dar o tratamento adequado e de qualidade para estar salvando vidas dos nossos segurados”, acrescentou o subsecretário César Marques.
Cirurgias
O número de cirurgias autorizadas pelo Manausmed, em 2024, foi de 425, com 203 realizadas em janeiro e 222 em fevereiro. Deste total, 246 são cirurgias eletivas, que são agendadas previamente, e 179 se referem a cirurgias liberadas na urgência do pronto-socorro credenciado. Em todo o ano de 2023, a autarquia liberou a realização de 1.521 cirurgias de alta e média complexidade.
Nenhum comentário