FVS ORIENTA COMO VISTORIAR CASA PARA EVITAR DENGUE



Apenas 10 minutos são suficientes para checar os locais onde o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, costuma depositar seus ovos. A estratégia é importante para combater a doença. A iniciativa é reforçada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).


As autoridades de Saúde destacam as orientações de como fazer a vistoria semanal nas residências, espaços que concentram 74,8% dos criadouros do mosquito em todo o país, conforme o Ministério da Saúde. “O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Portanto, pequenas ações no nosso dia a dia podem fazer uma grande diferença na prevenção”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.


Segundo o responsável pela Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, ao longo do ano, a estratégia da vistoria semanal é divulgada nas escolas e em visitas domiciliares, que são realizadas pelos Agentes de Combate às Endemias, e também em empresas.


“É uma agenda que lembra ao morador de, semanalmente, fazer uma vistoria no seu imóvel e no seu quintal. Isso pode ajudar a lembrar do que tem que fazer, durante a semana, para evitar o criadouro”, afirma Elder.


Ainda de acordo com Elder, é fundamental olhar lugares que podem acumular água, mas que passam despercebidos pela população, como calhas, pneus, vasos de planta, baldes, comedouros de animais e ralos.


“Aquela vasilha d’água, que você coloca para seu cão, pode acumular água. A gente também sempre chama a atenção para que a população não só jogue a água, mas esfregue, porque os ovos têm uma espécie de substância que faz com que fique aderido à parede desse recipiente”, explica Elder.

Nenhum comentário