PROFÁGUA/UEA REALIZARÁ LIVE EM ESPECIAL AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Foto: Divulgação |
A programação será transmitida às 18h30 (horário Manaus) pelo canal no youtube ProfÁgua. Os interessados em participar do evento podem realizar a inscrição por meio do formulário on-line disponível no link:https://forms.gle/MWrZKbrXqNPa2cW6Ak
Segundo o organizador do evento, o Prof. Dr. Thiago Flores dos Santos, o evento visa propiciar aos acadêmicos, profissionais e sociedade em geral o conhecimento de ferramentas e estudos importantes para a gestão de recursos hídricos nos rios da Amazônia.
"Temos enfrentado problemas graves como a deterioração da qualidade da água nos rios e igarapés urbanos, ocupação desordenada do espelho d'água nas orlas de nossas cidades, a ocupação ilegal de margens e áreas de proteção, dentre outros, e a realização desses encontros auxilia na reflexão de estratégias que podem melhorar as condições hídricas na Amazônia", explica o docente.
Renata Rozendo Maranhão, superintendente adjunta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), será uma das convidadas do evento, e abordará o tema relacionado às oportunidades e desafios na gestão de recursos hídricos pelos Comitês de Bacia Hidrográfica no Brasil.
O Prof. Dr. Eriverton Resende, procurador jurídico da UEA, irá abordar sobre o direito real de servidão fluvial, em que é tratado o direito de moradia das populações ribeirinhas relacionado aos flutuantes, que foi tema da obra lançada pelo docente no mês de fevereiro de 2024, com o título "Direito de superfície fluvial: uma resposta adequada à natureza jurídica e ao regime dos flutuantes".
A escolha da data é simbólica, uma vez que o dia 22 de março foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 como o ¿Dia Mundial da Água", com o objetivo de conscientizar sobre a importância de preservação da qualidade hídrica. Neste ano de 2024, o tema definido pela ONU é "A água nos une, o clima nos move", como forma de despertar a sociedade para os impactos negativos na qualidade da água devido às mudanças climáticas.
Nenhum comentário