ECLIPSE SOLAR ACONTECE NESTA SEGUNDA (8); SAIBA ONDE ASSISTIR E QUAL SERÁ O PRÓXIMO VISÍVEL DO BRASIL
O eclipse total do Sol, um dos eventos mais marcantes da astronomia em que o dia fica totalmente escuro, acontece nesta segunda-feira (dia 8). Apesar disso, ele não poderá ser visto do Brasil e sim apenas do Canadá, México e Estados Unidos, além de parte da América Central e da Europa Ocidental. Se não será possível a olho nu, ainda haverá chance pela internet.
A Nasa vai transmitir o fenômeno ao vivo pelas redes sociais e no seu canal no Youtube a partir das 15h07. No entanto, a transmissão da agência espacial americana começará a partir das 14h, com informações sobre o eclipse:
O que é um eclipse total do Sol?
Essa situação ocorreu quando a Lua passa na reta entre a Terra e o Sol, o que bloqueia completamente a luz e projeta uma sombra sobre o nosso planeta, deixando tudo escuro. Ele ocorre de tempos em tempos por conta do movimento dos astros.
E quando o Brasil terá um eclipse total do Sol?
De acordo com o Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a próxima chance dos brasileiros verem um eclipse total solar será em 12 de agosto de 2045. Ele deverá ser observado por todo o país e pode durar quase três minutos. Depois dele, o outro deve ser apenas em 2125.
Outros eclipses solares poderão ser vistos em pequenas partes do país em 2027, 2028 e 2034.
Quais cuidados se deve ter ao observar um eclipse solar?
O Observatório Nacional traz alertas que qualquer tipo de eclipse não deve ser encarado frontalmente, sem uma proteção. Isso pode causar danos permanentes, sendo o maior deles a queima da retina.
E quais equipamentos usar? O tempo máximo de observação deve ser de 20 segundos com filtros apropriados para observação em lentes, binóculos, telescópios e mais. Óculos de sol comuns e chapas de raio-X não são recomendadas.
Um óculos de eclipse é uma das possibilidades, mas também por um curto período de tempo.
CBN*
Nenhum comentário