GRUPO QUE DESVIAVA MEDICAMENTOS DE HOSPITAL EM MANAUS É PRESO

 

Divulgação

Nesta quarta-feira (31), um grupo criminoso que atuava no desvio de medicamentos e produtos de hospital na capital amazonense, foram presos durante a operação “Corsário”, da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), em parceria com a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Foto: Reprodução

Dentre os presos estão João Luiz de Paula Monteiro, de 51 anos, conhecido como “Jango”, por suspeita de desviar medicamentos e produtos hospitalares do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto. Outros dois envolvidos, os empresários Antônio Lúcio Castro Sena, de 54, e Cristiano Valente Maia, de 47, também foram detidos.

De acordo com as informações da polícia, as investigações tiveram início aproximadamente há um mês e revelaram que um motorista vinculado a uma unidade hospitalar estava desviando medicamentos e instrumentos médicos, os quais eram posteriormente comercializados de forma clandestina com o auxílio de terceiros.

Foto: Reprodução

Durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (1º), o delegado Cícero Túlio, titular do 1º DIP, explicou que um motorista de um carro chegou na residência onde era deixados os medicamentos, minutos depois de uma ambulância ter deixado o local. Ao investigarem a propriedade do veículo, a polícia descobriu que o dono havia sido condenado no mês passado a 11 anos e 8 meses de prisão por crimes semelhantes.

Com base nessa informação, os policiais acompanharam o motorista suspeito enquanto ele fazia várias viagens para recolher materiais na casa de João Luiz e depois os entregava para uma empresa que, segundo a polícia, seria a receptora dos produtos desviados.

“Iniciamos uma investigação a cerca do caso, conseguimos coletar algumas denúncias e informações de populares residente do entorno onde residiam alguns dos alvos, a cerca da presença constante de uma ambulância. No momento em que a gente realizou a pesquisa verificamos que se tratava de um criminoso que já havia sido preso, com a prática dos mesmos crimes, que seria o desvio de medicações”, disse o delegado.

A PC-AM enfatizou o compromisso em combater práticas criminosas que prejudicam o sistema de saúde pública do estado, e ressaltou a importância da colaboração entre as instituições envolvidas na operação para o sucesso das investigações e o desmantelamento dessa organização criminosa.

Os presos foram autuados por receptação qualificada, furto qualificado e organização criminosa


Fonte: PORTAL TUCUMÃ

Nenhum comentário