VÍDEO IMPRESSIONANTE MOSTRA VÁRIOS ANIMAIS ENCONTRADOS MORTOS APÓS A ÁGUA ABAIXAR NO RS
crédito: CARLOS FABAL / AFP |
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar de Vera Cruz, Cristian Wagner, 35 anos, também diz que é "muito difícil" agora ter "um número exato" dos animais mortos. "A região sul do Vale do Rio Pardo, que engloba, entre outros os municípios de Vera Cruz, Rio Pardo e Cachoeira do Sul, que tem o maior número de produtores de gado, continua debaixo d'água", explica. "Mas pode se dizer que a quase totalidades dos animais dessa área morreram."
ASSISTA:
O pecuarista Paulo Fischborn, 58, descreveu a angústia pela morte e sofrimento dos animais.
Nestas segunda e terça-feira (7), Fischborn voltou à região para contabilizar o prejuízo. "Até agora, encontrei 86 animais mortos", lamenta. "Calculo meu prejuízo em torno de R$ 300 mil."
Ainda não há estimativa de quantos animais foram mortos pelas enchentes em todo o Rio Grande do Sul. O que se sabe é alguns números de bichos de estimação, como cães e gatos, resgatados com vida das enchentes. Até esta terça (7), equipes do poder público e grupos de voluntários organizados e liderados por organizações não governamentais já resgataram ao menos 3.500 pets. Eles conseguiram se salvar abrigando-se em árvores, postes, muros, mourões de cercas e outras estruturas elevadas.
Nenhum comentário