CÂMERA FLAGRA BARCOS DAS FILIPINAS SENDO ATACADOS POR MILITARES DA CHINA




Vídeos divulgados pelas Forças Armadas das Filipinas mostram o momento em que os barcos do país são atacados com facas, picaretas e outros objetos pontiagudos por militares da China. O episódio ocorreu na semana passada e acirra a disputa pelas águas em torno do Atol Ayungin (Second Thomas, em inglês), também chamado de Ren’ai Jiao pelos chineses.

Os militares informaram que a agressão ocorreu a menos de 4 km de distância do navio em ruínas BRP Sierra Madre, encalhado de propósito no atol pelas Filipinas para demarcar território e onde vivem marinheiros, que precisam de suprimentos para sobreviver.

Os chineses portavam armas brancas e faziam ameaças, segundo o governo filipino. Em seguida, membros da Guarda Costeira da China começaram a atirar pedras e outros objetos. Foi nesse momento em que um militar chinês conseguiu acertar, com uma faca, um dos barcos infláveis filipinos, que ficou inoperante. Tudo isso ocorreu com o som ensurdecedor de sirenes.

A China rebateu a acusação e disse que os filipinos que vivem no navio Sierra Madre, “ilegalmente encalhado, danificaram repetidamente as redes dos pescadores chineses e enviou as redes de pesca obtidas ilegalmente para as águas próximas do seu país”.

Marinheiro ferido

O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., visitou no último domingo (23) o Comando Ocidental das Forças Armadas do país para verificar pessoalmente as tropas envolvidas no incidente de 17 de junho com a Guarda Costeira da China, durante uma missão de Rotação e Reabastecimento do navio Sierra Madre.

O chefe do executivo filipino destacou a bravura e dedicação dos soldados e concedeu ao marinheiro Jeffrey Facundo uma homenagem por ter se ferido na briga com os chineses. Outros 79 marinheiros da missão também foram reconhecidos com uma medalha.

“Saúdo os 80 oficiais e soldados que navegaram nas águas e exerceram a contenção em meio à intensa provocação”, disse o `presidente.

“Estamos traçando o destino das Filipinas, um destino fortalecido pela diversidade, mas unidos em nossa busca pela paz. A todos vocês, mais uma vez, parabéns! Vocês fizeram um bom trabalho, deixaram o país e os militares orgulhosos. Mantenham o bom trabalho”, finalizou.


Veja vídeo: 





Fonte: R7



Nenhum comentário