ERIKA HILTON ACIONA MPF CONTRA NIKOLAS FERREIRA POR TRANSFOBIA EM FALA NA CÂMARA: 'PELO MENOS ELA É ELA'
Erika Hilton e Nikolas Ferreira — Foto: Reprodução |
Na representação, Erika pede uma indenização de R$ 5 milhões por transfobia. Segundo ela, Nikolas veiculou trechos da discussão em suas redes sociais, onde acumula milhões de seguidores que também proferiram ofensas a ela. "Sua declaração transfóbica não apenas perpetua o preconceito e a discriminação, mas também encoraja comportamentos hostis e agressivos por parte do público", diz trecho do documento.
A fala de Nikolas Ferreira ocorreu enquanto Erika discutia com a deputada da oposição Júlia Zanatta (PL-SC).
— Ultrapassada, vai hidratar esse cabelo, vai se cuidar. Pelo amor de Deus — dizia Erika Hilton a Zanatta.
Neste contexto, Nikolas saiu em defesa de sua colega de bancada, questionando a identidade de gênero da psolista que é uma das duas parlamentares transexuais do Congresso Nacional.
— Pelo menos ela é ela — afirmou Nikolas, aos risos.
Nas redes sociais, o deputado reagiu ao acionamento. "Essa turminha ama tentar ganha um dinheiro sem trabalhar", escreveu em seu perfil no X (antigo Twitter).
Desde o início de sua vida pública, ainda como vereador de Belo Horizonte, Nikolas Ferreira enfrenta acusações de transfobia. Em dezembro do ano passado, ele chegou a ser condenado em segunda instância por ter usado o pronome masculino ao se referir a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG).
Também em 2023, no dia 8 de março, o parlamentar fez um discurso também tachado como transfóbico. Com uma peruca, Nikolas afirmou, em tom de deboche, se "sentir mulher" tendo "lugar de fala" para discursar sobre o Dia Internacional da Mulher.
Nenhum comentário