AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA LIGA DE HEPATOLOGIA DA UEA REALIZA 400 TESTES RÁPIDOS DE HEPATITE

 

Foto: Reprodução
“É muito importante trazer um serviço até o servidor de saúde porque a gente também precisa se testar. Às vezes a gente cuida tanto da saúde dos nossos pacientes e esquece da nossa própria”. A avaliação é da enfermeira Nathalie Rezende de Batalha Gomes, de 26 anos, que fez a testagem rápida de hepatites B e C durante a ação social do “Julho Amarelo” realizada por alunos da Liga Acadêmica de Hepatologia da Universidade do Estado do Amazonas (LAHEP/UEA), da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

A atividade, que busca a conscientização sobre hepatites virais, ocorreu no estacionamento da FHAJ, localizada na av. Carvalho Leal, 1.778, Cachoeirinha, e ofereceu 400 testes rápidos.

A coordenadora de hepatites virais do Amazonas da FVS-RCP, Vanieli Regina Cappellesso, ressaltou que a ação é extremamente importante, porque a doença é silenciosa que muitos não dão importância.

“O paciente, às vezes, não tem sintomas e já tem a doença há muito tempo e está sendo um transmissor para outras pessoas. As hepatites lesionam o fígado, que é um órgão extremamente importante. O teste é rapidinho, 15 minutinhos, você já tem o resultado e consegue saber se você é portador do vírus ou não para iniciar uma outra fase que é um tratamento e acompanhamento”, explicou.
Foto: Reprodução
A professora da UEA Cristina Melo destacou a participação da Liga na realização da atividade.

“A liga é um grupo de alunos voltados para o estudo das doenças do fígado e, além das atividades semanais que eles desempenham com o atendimento dos pacientes portadores de diferentes etiologias, fazem grupo de estudo. E todo julho eles participam dessa ação social do movimento Julho Amarelo. Dessa vez, contamos com a parceria FVS-RCP e Hospital Adriano Jorge”, ressaltou.

Liga Acadêmica de Hepatologia da UEA

A presidente da Liga e estudante do 8º período de Medicina da UEA, Larissa Bentes Rodriguez, explica que a importância da Liga é principalmente estar ativo nessas ações e estar colocando em prática o que aprende na sala de aula. “Hoje é o fruto do que a gente vem realizando na nossa organização para dar a população, principalmente a população aqui do Adriano Jorge, esse apoio que é onde a gente faz o ambulatório também“.

Nenhum comentário