APAGÃO CIBERNÉTICO PARALISA VOOS, BANCOS E SERVIÇOS EM DIVERSOS PAÍSES
Um apagão cibernético está causando atrasos em voos, bem como interferências nos serviços bancários e de comunicação em escala global nesta sexta-feira (19). O incidente parece estar associado a problemas nos sistemas da CrowdStrike, uma empresa especializada em segurança digital que utiliza plataformas Windows.
A Microsoft anunciou que a falha foi corrigida, mas ainda pode haver efeitos residuais. Não há evidências de que o apagão seja resultado de um ataque hacker.
As principais companhias aéreas dos Estados Unidos, American Airlines, United e Delta, suspenderam todos os voos. Enquanto isso, a JetBlue, que concentra suas operações nos EUA, continua operando normalmente.
No Brasil, usuários relatam problemas de conexão com aplicativos bancários. Bolsas de valores em diversos países também enfrentaram dificuldades operacionais.
O incidente teve origem em uma questão global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike. A CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows, relacionadas ao sensor “Falcon”.
A empresa é conhecida por fornecer serviços de cibersegurança a grandes corporações, visando identificar vulnerabilidades em sistemas digitais e evitar ataques cibernéticos. Informações preliminares indicam que o apagão teve origem nos sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema operacional Windows, desenvolvido pela Microsoft.
REDE DE TV E COMUNICAÇÃO
O canal Sky News enfrentou interrupções em suas transmissões ao vivo. A agência nacional de segurança cibernética da Austrália relatou que várias empresas foram impactadas por uma “apagão técnico em larga escala”.
Setores bancários e de mídia na Austrália foram afetados, levando alguns estabelecimentos a fecharem temporariamente. Além disso, bancos na Nova Zelândia também enfrentaram problemas de conexão.
Na Alemanha, cirurgias eletivas foram canceladas em dois hospitais devido aos eventos ocorridos. Na África, um dos principais bancos da África do Sul divulgou enfrentar dificuldades, afetando todos os seus serviços em todo o país.
A Autoridade Aeroportuária de Hong Kong comunicou que as companhias aéreas realizaram alterações.
*Fonte: Portal Tucumã
Nenhum comentário