LAUDO REVELA CAUSA DA MORTE DE CÃO DURANTE VOO DA GOL

Foto: Reprodução

Cerca de dois meses após a morte do cão Joca, um Golden Retriever de 5 anos, um laudo da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) esclareceu as causas do falecimento do animal durante um voo da Gol. O pet deveria viajar de Guarulhos para Sinop (MT), mas foi enviado por engano para Fortaleza (CE).

Em 22 de abril, Joca morreu após ser embarcado em um voo errado da Gol. Ele deveria ter saído do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com destino ao Aeroporto Municipal de Sinop, no Mato Grosso, no voo 1480. No entanto, foi colocado em um voo para Fortaleza, no Ceará.

O relatório, divulgado pela TV Globo, revelou que o cão foi vítima de um choque cardiogênico, um distúrbio circulatório associado à redução do rendimento cardíaco, resultante da falência do coração em bombear adequadamente o sangue. Esse documento foi incluído no inquérito da Polícia Civil.

A veterinária Fátima Martins, entrevistada pela emissora, explicou que o problema foi causado por uma hipertermia (elevação da temperatura corporal) que Joca sofreu, levando à parada cardiorrespiratória. Ela detalhou que a falta de oxigenação nos órgãos, causada pela hipertermia e estresse, resultou no choque cardiogênico.

Martins acrescentou que o estresse pelo qual Joca passou poderia, por si só, ter sido fatal. “O estresse seguido de desidratação com as comorbidades que ele tinha, mas vivia bem com elas, levou ao choque hipovolêmico e, consequentemente, à morte do cão.”


*Fonte: Portal Tucumã 

Nenhum comentário