UEA INAUGURA “STEM MAKERSPACE”, NOVO ESPAÇO DA ACADEMIA STEM
Foto - Divulgação |
O novo espaço da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Stem Makerspace, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (30/07), no prédio da Stem, localizado na avenida Darcy Vargas, 1.200, Parque Dez de Novembro. O local reunirá alunos da Engenharia e Tecnologia, assim como estudantes da rede estadual de ensino.
Para o reitor da UEA, o laboratório contribuirá para a formação de acadêmicos e para a evolução da pesquisa tecnológica. “Isso é um processo de reconhecimento da qualidade do que a gente faz aqui, do quanto a UEA é importante para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do estado do Amazonas. Então, queria agradecer ao vice-governador, ao governador Wilson Lima, por todo o apoio dado para a nossa universidade”, disse.
Durante a inauguração, o vice-governador Tadeu de Souza destacou com entusiasmo a criação do Markespace, em especial, a participação dos acadêmicos da UEA e da rede estadual de ensino, além de relembrar sua trajetória, onde pôde acompanhar a evolução do ensino e da pesquisa tecnológica no Amazonas. “A gente vai trazer bem-estar, qualidade de vida, e acima de tudo, orgulho de ser amazonense, tornando o nosso povo com mais saber e mais conhecimento”, enfatizou o vice-governador.
“A fabricação digital revolucionou a indústria, em escala global, porque permite uma produção automatizada, precisa e personalizada. Portanto, o Stem Makerspace chega para elevar ainda mais o nível dos resultados dos projetos que temos em parceria com a Samsung. E isso reflete diretamente na qualidade da mão de obra formada pela EST/UEA para o mercado de CT&I”, destaca o diretor.
Como vai funcionar?
Além de atender à comunidade acadêmica da EST/UEA, o espaço também servirá para desenvolver soluções tecnológicas a serem introduzidas durante ações itinerantes dos projetos nos municípios do interior e, também, na programação das carretas da Academia Stem, que percorrem as escolas estaduais da capital e região metropolitana.
De acordo com o diretor da EST/UEA e coordenador do projeto Academia Stem, Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior, a infraestrutura do Stem Makerspace será dotada de máquinas de ponta como impressoras 3D, corte a laser, fresadores CNC e outras tecnologias da chamada fabricação digital, também conhecida como prototipagem rápida.
O Stem Makerspace teve sua implantação financiada pela empresa Samsung, com apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e execução da UEA, a partir de recursos oriundos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) por meio da Lei de Informática para a Amazônia Ocidental.
Sobre o Academia Stem
Fundado em 2021, o Academia Stem (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) é um projeto de P&D desenvolvido pela EST/UEA e incentivado pela Samsung. O enfoque é potencializar a formação de acadêmicos das Engenharias e Sistemas de Informação e, ao mesmo tempo, popularizar conhecimentos nessas áreas entre estudantes do sistema público de ensino.
O projeto funciona num complexo de 1,5 mil metros quadrados e três andares, construído na EST/UEA, com laboratórios, salas de aula, espaços interativos e ambientes de convivência. Além disso, possui dois laboratórios móveis instalados em carretas totalmente adaptadas que levam cursos e treinamentos em temas como robótica, programação e indústria 4.0 a alunos do ensino médio da rede estadual.
Nenhum comentário