UEA SEDIA EVENTO DO MEC PARA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE INDÍGENA

Foto: Reprodução
Na segunda-feira (22/07), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sediou o “Seminário regional de escuta sobre universidade indígena”, evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC), que promoverá diversos seminários voltados à escuta dos povos indígenas com a finalidade de subsidiar a criação, implementação e organização da universidade indígena. As atividades foram realizadas no auditório anexo da Escola Normal Superior (ENS), localizado na avenida Djalma Batista, 2.470, Chapada.

A criação de universidades indígenas e outras instituições de ensino superior (multicampi ou polos) é uma demanda antiga dos povos indígenas. Por meio delas, esses povos buscam garantir gestão, recursos humanos e financeiros adequados para seu funcionamento e sua manutenção, priorizando a atuação dos indígenas no quadro institucional.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Prof. Dr. Darlisom Ferreira, representando o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, falou sobre a importância do evento. “Hoje, acontece o lançamento de uma política que já vem sendo pautada há anos, que é a constituição de uma Universidade Federal Indígena no nosso território e que, com certeza, vai ter um papel fundamental por todas as políticas educacionais que a gente já possui”, enfatizou.

A Prof.ª Dra. Célia Aparecida Bettiol destacou a satisfação de participar das atividades. “Esse seminário de escuta é muito importante para a concretização desse sonho, desse desafio de tanto tempo que é a Universidade Federal Indígena no país. Como professora da UEA, como participante das políticas indigenistas, é um prazer muito grande participar desse momento”, finalizou.

Nenhum comentário