CAMPEÃ DE XADREZ É SUSPENSA POR SUSPEITA DE ENVENENAR PEÇAS DO TABULEIRO DA RIVAL; VEJA VÍDEO
Foto: Reprodução |
Câmeras de segurança captaram a ação da suspeita na última sexta-feira, 2, em Makhachkala, no sul da Rússia, e mostram Abakarova entrando na sala do torneio, aparentemente preparando o envenenamento. A campeã de xadrez é vista se aproximando da mesa de Osmanova e, após se certificar de que não estava sendo observada, retira um frasco de sua bolsa e espalha o conteúdo sobre o tabuleiro e algumas peças da rival.
In Dagestan, Russian chess player poisoned her rival
— UATV English (@UATV_en) August 8, 2024
This footage shows Amina Abakarova, 40, spilling mercury from a thermometer onto a chess board, particularly the part her rival was to use.
Umayganat Osmanova, 30, was taken to a hospital at the very beginning of the… pic.twitter.com/8RfvYHZusO
Após a ação dela, Osmanova sofreu “tontura severa e náuseas” depois que iniciou a partida e foi socorrida por uma equipe médica. Sazhid Sazhidov, presidente da Federação de Cultura Física e Esportes da República do Daguestão, relatou que havia uma substância identificada como mercúrio no tabuleiro do jogo.
"Como muitos, estou perplexo com o que aconteceu, e os motivos de uma competidora experiente como Amina Abakarova são incompreensíveis. As ações dela poderiam ter levado a um desfecho trágico, ameaçando a vida de todos presentes, inclusive a dela mesma", disse Sazhidova.
De acordo com o The Telegraph, Abakarova teria confidenciado a outros competidores que sua ação foi uma forma de “vingança” por coisas “desagradáveis” que Osmanova teria dito sobre ela e sua família e que o ataque foi motivado por “hostilidade pessoal” e para “assustar” a rival.
Mesmo após a tentativa de envenenamento, Osmanova permaneceu no torneio e conseguiu conquistar uma das vagas. Malcolm Pain, diretor de xadrez internacional da Federação Inglesa de Xadrez, ficou indignado com a ação da russa.
"Nunca vi nada parecido antes. Este é o primeiro caso registrado de alguém usando uma substância tóxica na história do xadrez", afirmou.
Alexander Tkachyov, diretor-executivo da Federação Russa de Xadrez, mencionou que a federação considera impor uma proibição vitalícia a Abakarova devido à gravidade do caso.
Fonte: Redação Terra
Nenhum comentário