FUMAÇA DAS QUEIMADAS FORÇA UFAM A AUTORIZAR FUNCIONAMENTO REMOTO

 

REPRODUÇÃO

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) autorizou nesta quarta-feira (28) o funcionamento remoto de atividades acadêmicas e administrativas por causa do nível de poluição do ar causado pelas queimadas. 

A decisão foi publicada através da portaria de número 1.647 e tem validade até o dia 31 deste mês de agosto. Ela tem caráter extraordinário e segundo o reitor da UFAM, Sylvio Puga, não funciona como determinação, mas autorização para aqueles que quiserem o uso remoto dentro do período. 

O reitor também explicou que ela se limita aos casos de atividades que não são essenciais, uma vez que estas serão mantidas dentro da normalidade. Puga não descartou ampliar o prazo de vigência da portaria caso o nível de poluição do ar no Amazonas se intensifique no mês de setembro. 

“As atividades permanecem normais, mantendo os serviços essenciais inalterados como atendimento no HUGV. Vamos constituir um Comitê de Especialistas para examinar essa questão [aumentar o prazo estipulado pela portaria]” justificou o reitor. 

Em Manaus, o campus da universidade fica localizado no bairro do Coroado, Zona Leste da cidade. Nesta quarta-feira, o nível de poluição do ar causado pelas queimadas chegou a 94.1 no local, segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (SELVA). Na última segunda-feira (26), o Amazonas teve a maior quantidade de focos de incêndios registrados em 24h, com 659.


A CRÍTICA*

Nenhum comentário